Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores da Dielmar manifestam-se para assegurar salários de outubro

22 out, 2021 - 20:48 • Lusa

Vai ser realizada uma concentração em Castelo Branco, na segunda-feira, e outra no Fundão, na terça-feira.

A+ / A-

Os trabalhadores da Dielmar vão manifestar-se, na próxima segunda-feira (25), à porta da Câmara de Castelo Branco e, na terça-feira (26), em frente ao Tribunal do Fundão, a exigir o pagamento dos salários de outubro.

Numa nota enviada, esta sexta-feira, à agência Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Têxtil da Beira Baixa (STBB), refere que “é necessário assegurar o pagamento dos salários do mês de outubro às trabalhadoras”.

O mesmo documento informa que vai ser realizada uma concentração em Castelo Branco, na segunda-feira, às 15h00, em frente a câmara local e, na terça-feira, às 14h00, no Fundão em frente ao Tribunal, onde irá decorrer a assembleia de credores.

“O facto de não nos deslocarmos a Lisboa, como tínhamos dito”, resulta da circunstância de, “após as diligências e apelos do Sindicato Têxtil/CGTP-IN, o Ministério da Economia nos ter contactado, dando conta que continua a trabalhar numa solução, não nos indicando, contudo, de que solução se trata”, lê-se na nota.

O STBB sublinha que quer deixar “muito claro” que na assembleia de credores, prevista para terça-feira, “deve aparecer uma solução que garanta a rápida retoma da laboração da unidade industrial da Dielmar e a manutenção dos postos de trabalho”.

“Para isso é necessário que os credores e as entidades competentes, e muito particularmente o Ministério da Economia e o Governo, sejam concretos e rápidos e assegurem o pagamento do salário do mês de outubro e dos meses subsequentes”, sustentam.

Fundada em 1965, em Alcains, por quatro alfaiates que uniram os seus conhecimentos, a Dielmar, que empregava mais de 300 trabalhadores, pediu a insolvência em agosto, ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribuiu aos efeitos da pandemia de covid-19.

A assembleia de credores da empresa de confeções Dielmar volta a reunir no dia 26, depois de ter decidido dar mais 15 dias para que as propostas e manifestações de interesse pudessem ser consolidadas.

A decisão foi tomada na sessão que teve lugar no dia 06 de outubro, no Tribunal do Fundão, durante a qual foram colocadas em cima da mesa duas possibilidades, nomeadamente a de avançar para o encerramento definitivo e liquidação dos bens ou, em contrapartida, optar pelo adiamento de uma decisão para que as propostas pudessem ser fortalecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+