Tempo
|
A+ / A-

Combustíveis. Táxis e autocarros recebem apoios de 190 euros e 1.050 euros

22 out, 2021 - 18:02 • Lusa

Governo anuncia pacote de medidas para tentar atenuar a escala do preço dos combustíveis.

A+ / A-

Os táxis e autocarros a operar em Portugal irão receber, como medida de apoio ao aumento dos combustíveis, um "cheque" de 190 euros e 1.050 euros respetivamente, adiantou à Lusa o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

"Aquilo que está previsto para os autocarros e táxis é um desconto idêntico para aquele que é para os particulares, 10 cêntimos por litro, mas com limites muito diferentes", detalhou, indicando que "para os particulares são 50 litros por mês, para os táxis serão 380 litros por mês e para os autocarros 2.100 litros por mês".

De acordo com Matos Fernandes, "a medida aplica-se durante cinco meses e é paga por uma só vez e à cabeça", ou seja, o Governo vai "transferir para cada táxi 190 euros e para cada autocarro 1.050 euros" para assegurar "que o transporte coletivo e a oferta de transporte público se mantêm, sem necessidade de aumentos de preços provocados pelo aumento dos combustíveis".

O governante indicou ainda que este valor será pago por uma "transferência bancária à cabeça" e que "chegará às empresas donas dos táxis e autocarros ainda este ano, valendo até ao final de março".

A medida vigora entre 1 de novembro e 31 de março, indicou.

Segundo o ministro, "não é preciso as empresas apresentarem nada", visto que o Governo tem, "no IMT [Instituto da Mobilidade e dos Transportes] o registo de todas as empresas e de todos os táxis e autocarros em funcionamento e, portanto, às matrículas que estiverem ativas será enviado este mesmo valor", salientou.

Além disso, indicou Matos Fernandes, o Governo decidiu "majorar em 20% as despesas com combustível que as empresas tiverem em sede de IRC", recordando que esta "é uma medida que aproveita apenas a quem paga IRC, ou seja quem tiver lucros no final do ano fiscal".

O governante revelou ainda que para os transportes de mercadorias foi decidido o "alargamento do limite de isenção parcial do IUC, imposto de circulação, desenhado de forma a valorizar os veículos mais recentes" bem como "o alargamento do "plafond" para o gasóleo profissional" a valores semelhantes aos de Espanha.

As famílias vão passar a receber, através do IVAucher, 10 cêntimos por litro de combustível até um limite de 50 litros por mês, anunciou esta sexta-feira o ministro das Finanças, assinalando que a medida vai ser aplicada entre novembro e março.

A medida, de caráter extraordinário, visa mitigar o efeito da subida dos preços dos combustíveis, referiu João Leão, à entrada para a audição parlamentar no âmbito a apreciação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+