Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ANACOM

Quase sete mil pessoas tiveram dificuldades em pagar pacotes de comunicações

18 out, 2021 - 09:43 • Carla Caixinha

Número é avançado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

A+ / A-

No primeiro semestre de 2021, 6.835 clientes tiveram dificuldades em manter em dia os pagamentos dos pacotes de comunicações e invocaram a aplicação dos mecanismos de adaptação à crise provocada pela pandemia.

Deste total, “3.676 beneficiaram de alguma das garantias previstas na Lei, menos 8% do que no ano anterior”, revela o regulador.

Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a suspensão temporária do contrato foi a solução mais pedida pelos clientes que viram o seu poder de compra reduzido. Este recurso foi concedido a 979 pessoas.

Já a cessação unilateral do contrato foi concedida a 866.

Os clientes (1.123) que acordaram planos de pagamentos tinham em média uma dívida de cerca de 683 euros, incluindo IVA, “valor cerca de 4% superior à retribuição mínima mensal em vigor (665 euros) e que corresponde a cerca de 20 faturas médias mensais dos serviços em pacote”, precisa a Anacom.

Quanto à possibilidade de reativação dos serviços suspensos durante o período de 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, a Anacom diz terem beneficiado de reativação sem custos um total de 721 clientes. Por prestador, a taxa de aceitação variou entre 78% e 100%.

Foram recebidas 289 reclamações de consumidores sobre o acesso às garantias estabelecidas no artigo 361.º da Lei n.º 75-B/2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    18 out, 2021 aldeia 09:58
    Nesta républica de "bananas" está tudo caríssimo, telecomunicações, electricidade,gás, combustiveis, impostos,taxas e taxinhas etc.....e os vencimentos, reformas e pensões muito baixas, nem sei como este povo aguenta, paga tudo e nada exige......Continuem a votar nos mesmos........

Destaques V+