Tempo
|
A+ / A-

Banco de Portugal exige auditoria especial ao Banco de Fomento

18 out, 2021 - 11:37

Em causa estão os processos de atribuição das linhas Covid-19 e as elegibilidades das mesmas.

A+ / A-

O Banco de Portugal exigiu ao Banco de Fomento que faça uma auditoria especial para avaliar o risco de crédito da instituição.

A auditoria vai ser levada a cabo por uma entidade independente que vai ser selecionada através de concurso público.

O anúncio foi publicado, esta segunda-feira, em Diário da República e dá ao Banco de Fomento 30 dias para escolher a empresa que vai fazer a auditoria ao longo dos próximos seis meses.

De acordo com o jornal online ECO, em causa estão os processos de atribuição das linhas Covid-19 e as elegibilidades das mesmas. Dentro desta questão está ainda o elevado montante de garantias públicas subjacentes à atribuição destas linhas.

Esta auditoria é exigida pelo regulador no âmbito do Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, que determina que o regulador “pode exigir a realização de auditorias especiais por entidade independente, por si designada, a expensas da instituição auditada”, neste caso o Banco de Fomento. O custo estipulado é de 350 mil euros.

O ECO sabe que o pedido desta auditoria já foi feito em abril, mas só agora é publicado o anúncio que “tem por objeto a aquisição de serviços de auditoria de controlo interno e de risco de crédito”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+