Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

É elegível para o IRS Jovem? Saiba quanto vai ficar a ganhar

12 out, 2021 - 12:23 • Cristina Nascimento

Governo alargou este regime de três para cinco anos. IRS Jovem dirige-se a quem já terminou os estudos e tem entre 18 e 26 anos.

A+ / A-

O Governo alargou o IRS Jovem de três para cinco anos. A medida consta da proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Segundo o documento, quem tem entre 18 e 26 anos (28 anos, no caso de completar doutoramento) vai poder beneficiar de um IRS mais baixo durante os primeiros cinco anos de trabalho.

A consultora EY elaborou algumas simulações para perceber, na prática, quanto pode ficar a ganhar por ano e no total dos cincos anos.

No caso de um jovem com um rendimento mensal de 750 euros, nos total dos dois primeiros anos vai poupar quase mil euros, no total do terceiro e quarto ano cerca de 600 euros e no quinto ano pouco mais de 150 euros.

Já um jovem que aufira um rendimento mensal de mil euros, nos total dos dois primeiros anos vai poupar cerca de 1.100 euros, no total do terceiro e quarto ano mais de 700 euros e no quinto ano 185 euros.

Para quem tenha um rendimento mensal de 1.500 euros, nos total dos dois primeiros anos vai poupar quase 1.400 euros, no total do terceiro e quarto ano mais de 900 euros e no quinto ano cerca de 230 euros.

* As simulações da EY tem por base os seguintes pressupostos:

  1. Para efeitos dos cálculos abaixo, considerámos um indivíduo solteiro, sem dependentes a seu cargo e sem deduções à coleta e/ou outras despesas dedutíveis em sede de IRS.
  2. Assumimos que o indivíduo cumprirá com todas as condições que a Proposta de Lei do Orçamento do Estado estabelecerá para uma plena aplicação do regime IRS Jovem durante os 5 anos de gozo do regime.
  3. Para efeitos do presente exercício, estamos a considerar a aplicação das taxas progressivas de IRS e escalões de rendimento previstas para 2022 e a considerar o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS) em vigor para 2021 (i.e., € 438,81). No entanto, o valor do IAS deverá vir a ser atualizado, pelo que os cálculos abaixo poderão sofrer alterações.
  4. A remuneração considerada para efeitos de cálculo anual corresponde a 14 prestações do rendimento bruto mensal indicado.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+