Tempo
|
A+ / A-

​​Mexida nos escalões de IRS com impacto limitado

07 out, 2021 - 18:22 • Sandra Afonso

Em causa está a alteração de dois escalões, o terceiro e o sexto, que vai abranger pouco mais de 30% das famílias que pagam impostos.

A+ / A-

É uma das bandeiras do Governo para o Orçamento do Estado do próximo ano: o desdobramento dos escalões. No entanto, segundo a consultora Deloitte, além de passar ao lado da maioria das famílias, está dependente das taxas que forem aplicadas.

Em causa está a alteração de dois escalões, o terceiro e o sexto, que vai abranger pouco mais de 30% (31,63%) das famílias que pagam impostos.

Estes dois escalões correspondem a cerca de 45% (45,61%) do IRS liquidado.

Quem de facto vai ficar a pagar menos imposto vai depender da taxa associada a cada escalão, o que ainda não é conhecido.

De qualquer forma, se se confirmar que o desdobramento abrange 200 milhões de euros, trata-se de uma medida “simbólica”, uma vez que representa 1,5% da receita fiscal em IRS.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+