Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2022

Bloco resfria “veia otimista” de Costa sobre Orçamento do Estado

06 out, 2021 - 11:19 • Susana Madureira Martins , Filipe d'Avillez

Pedro Filipe Soares diz que há “muito a fazer” até que o Bloco de Esquerda esteja disposto a aprovar o Orçamento proposto pelo Governo para 2022.

A+ / A-

O Bloco de Esquerda avisa que o otimismo do Primeiro-ministro relativamente à viabilização do Orçamento do Estado pode estar desfasado da realidade.

À saída da reunião com o Governo, esta manhã no Parlamento, sobre as linhas gerais do documento, o líder da bancada bloquista Pedro Filipe Soares pôs travão às declarações de António Costa sobre o curso das negociações com a esquerda.

“Ouvimos o senhor primeiro-ministro ontem a dizer que estava otimista com as negociações para o Orçamento do Estado. Queria dizer que parece-nos que essa é a sua veia otimista a vir novamente ao de cima, porque no que toca a questões concretas ainda há muito trabalho para fazer”, alerta.

“Este otimismo do primeiro-ministro muitas vezes mostrou não ter adesão à realidade, e por isso é preciso que tenha alguma consequência da parte do Governo para poder ter alguma consequência também na vida das pessoas.”

O deputado explica ainda que há prioridades para o Bloco de Esquerda que continuam sem resposta por parte do governo.

“Colocamos como ponto fundamental a garantia de direitos de quem trabalha, dos jovens e dos menos jovens na entrada do mercado de trabalho e que na retoma da atividade económica, com tantos milhares de milhões de euros que vão ser investidos também na economia, isso garanta direitos, salários e dignidade de quem trabalha”, diz Pedro Filipe Soares, referindo ainda o respeito por “quem cuida de nós, quer na saúde, quer na educação e serviços públicos.”

“Desse ponto de vista ainda há muito por fazer. Aliás, ainda ontem o Governo teve negociações com os sindicatos de Administração Pública e eles saíram dessas negociações de mãos a abanar”, lamenta.

O ministro das Finanças está a apresentar esta quarta-feira as linhas gerais do Orçamento do Estado para o próximo ano.

O PSD já saiu desta reunião a dizer que estava mais preocupado do que quando entrou, revelando que o cenário macroeconómico nem sequer estará fechado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    06 out, 2021 Trofa 12:13
    se PS necessitar o BE, vota favor do orçamento, se vir que vai passar com os votos da CDU, abstém-se, tem sido sempre assim. Por isso é que temos uma carga de impostos recorde, graças ao PS, BE e CDU

Destaques V+