Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Autarca socialista "incomodado" com timing de relatório sobre lítio

29 set, 2021 - 20:00 • Sérgio Costa

Os autarcas das zonas que podem ter explorações de lítio querem o prolongamento do prazo para se pronunciarem, diz Miguel Alves.

A+ / A-
Autarca Miguel Alves sobre consulta pública do relatório ambiental sobre a exploração de lítio
Miguel Alves em declarações ao jornalista Sérgio Costa

O presidente da Câmara de Caminha, o socialista Miguel Alves, está “muito surpreendido e incomodado” com o “timing desastroso” da abertura da consulta pública do relatório ambiental sobre a exploração de lítio.

Em declarações à Renascença, Miguel Alves garante que desconhecia que o relatório ambiental preliminar estava concluído.

“O modo como ele foi colocado em debate um dia depois das últimas eleições abriu espaço para a especulação e as populações, que já têm alguma desconfiança, entendem que houve uma espécie de conluio entre o Governo e os autarcas para que este tema não saísse à ribalta durante o período eleitoral”, lamenta o presidente da Câmara de Caminha.

Os autarcas das zonas que podem ter explorações de lítio querem o prolongamento do prazo para se pronunciarem, refere o também presidente da federação Socialista de Viana do Castelo.

A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) colocou na terça-feira em consulta pública o relatório de avaliação ambiental preliminar do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio das oito potenciais áreas para lançamento de procedimento concursal.

O período de consulta está disponível até ao dia 10 de novembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+