Tempo
|
A+ / A-

Desconfinamento

Micro e pequenas empresas criticam Governo por ausência de medidas de apoio à retoma

23 set, 2021 - 22:37 • João Malheiro

Presidente da Confederação das Micro, Pequenas, e Médias Empresas lamenta que o Governo não tenha dado "esperanças", no anúncio da terceira fase do desconfinamento. À Renascença, Jorge Pisco avisa que há empresas descapitalizadas e pede que apoios sejam contemplados no OE2022.

A+ / A-

A Confederação das Micro, Pequenas, e Médias Empresas alerta que a falta de apoios provoca "incertezas" na retoma à atividade.

À Renascença, o presidente da Confederação avisa que a situação é "preocupante".

"Há empresas e setores do tecido empresarial que há quase dois anos não têm tido atividade. É necessário que o Governo tenha isso em conta e que no próximo Orçamento de Estado sejam contemplados apoios reais. As empresas não terão condições de sobrevivência, por estarem descapitalizadas", afirmou Jorge Pisco.

Sobre a conferência de imprensa desta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, que oficializou a terceira fase de desconfinamento, o presidente da Confederação esperava que o Executivo desse "esperança" ao setor e falasse de apoios "necessários".

"Um fundo de tesouraria que nós andamos a defender e que é essencial para as empresas", esclareceu.

Jorge Pisco considerou ainda que as respostas do Governo "não têm sido suficientes".

"Mesmo nesta fase da retoma, é mesmo necessário que haja da parte do Governo mais apoios para o tecido empresarial."

O presidente da Confederação das Micro, Pequenas, e Médias Empresas critica ainda os "apoios que são comunicados, mas depois não se traduzem em quantias que as empresas de facto recebem", dizendo que muito do dinheiro prometido pelo Estado "não tem chegado".

Num esclarecimento enviado à Renascença, o Ministério do Trabalho clarifica que o apoio à retoma para as empresas vai manter-se enquanto houver restrições, devido à pandemia.


[notícia atualizada às 10h00 de dia 24 com o esclarecimento do Governo]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+