Tempo
|
A+ / A-

Governo congela preço da eletricidade no mercado regulado em 2022

21 set, 2021 - 17:13 • Redação

Para conter a escalada dos preços da eletricidade o Governo vai recorrer a um "conjunto de almofadas", explicou o ministro da Transição Energética.

A+ / A-

O ministro da Transição Energética anunciou esta terça-feira que o Governo vai travar a subida do preço da eletricidade no mercado regulado no próximo ano.

"Não haverá aumento do preço da eletricidade para os consumidores domésticos no mercado regulado no ano de 2022 e haverá uma redução de, pelo menos, 30% na tarifa de acesso às redes para os clientes industriais", disse João Pedro Matos Fernandes em conferência de imprensa.

O governante sublinhou ainda que se o mercado não regulado, no próximo ano, tiver tarifas mais altas do que o regulado, “a transação está à distância de um telefonema e é imediata”.

Para conter a escalada dos preços da eletricidade o Governo vai recorrer a um "conjunto de almofadas", explicou o ministro.


Cem milhões de euros vão ser poupados com a eliminação do sobrecusto com o contrato de aquisição de energia na central termo-elétrica a carvão do Pego e outros 100 milhões com a revogação do mecanismo de interruptibilidade.

O ministro também anunciou que as receitas extraordinárias do Fundo Ambiental, na ordem dos 270 milhões, vão ser destinadas a travar o aumento do preço para as famílias do mercado regulado, bem como a consignação da receita da Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), no valor de 110 milhões de euros.

"Estas quatro parcelas somam 430 milhões de euros", sublinha Matos Fernandes, a que se juntam 250 milhões provenientes de fontes de energia renovável.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 set, 2021 Lisboa 22:04
    Ah! As Eleições, as eleições... Para se viver decentemente neste País, devia haver eleições todos os anos. E se possível, mais que uma! Podia ser que deixássemos de ser massacrados nos 3,5 anos a seguir às eleições ...
  • Americo Anastacio
    21 set, 2021 Leiria 21:51
    Isto é Gestão ? Vou aqui e já venho...............

Destaques V+