Tempo
|
A+ / A-

Imobiliário

​Risco de colapso da Evergrande coloca economia mundial em alerta

20 set, 2021 - 19:30 • Hugo Monteiro

Gigante do imobiliário chinês deve mais de 255 mil milhões de euros a diversos credores. Um valor "equivalente à divida pública portuguesa", diz o consultor Pedro Lino.

A+ / A-

As principais bolsas mundiais estão a refletir os receios dos investidores perante o risco de colapso de um dos principais grupos chineses do sector do imobiliário, a Evergrande. Na Europa, os principais índices perderam entre 2,5% e 3%. Em Portugal, o PSI-20 fechou a perder 1,62%.

A Evergrande, o “gigante” do imobiliário chinês, deve mais de 300 mil milhões de dólares (255 mil milhões de euros) a diversos credores. O administrador da Dif-Broker, Pedro Lino, lembra que é um valor “equivalente à divida pública portuguesa”.

“Isso é relevante porque, se a dívida não for toda honrada, poderá ter um impacto em todo o mundo”, pelo que “os investidores estão a reagir com receio e incerteza”, diz Pedro Lino.

Este especialista em mercados acredita que “o Governo chinês tem essa noção”, pelo que deverá intervir.

Se tal não acontecer, “se não forem tomadas medidas, poderia ser destruidor para a economia chinesa”. Significaria que “iria fazer disparar o nível de incumprimento da China”, por isso “é que o Governo de Pequim, em última análise, irá tentar fazer uma troca de ativos imobiliários por dívida, ou, então, tentar que o incumprimento, de alguma forma, não seja desta grandeza”.

“O impacto, neste mercado, iria ter consequências a nível mundial”, alerta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+