Tempo
|
A+ / A-

Motas a partir de 125cc vão ter de ir à inspeção a partir de janeiro

20 set, 2021 - 08:04 • Filipe d'Avillez

Centros de inspeção continuam céticos em relação ao cumprimento das datas e dizem que ainda há muito por fazer.

A+ / A-

A partir de janeiro, as motas vão passar a ir à inspeção. A garantia é dada ao jornal Negócios pelo secretário de Estado das Infraestruturas.

A medida – prevista desde 2012, mas que nunca chegou a entrar em vigor – diz respeito a todas as motas a partir de 125 centímetros cúbicos e vai abranger cerca de 450 mil veículos.

Segundo o secretário de Estado Jorge Delgado, o decreto-lei será aprovado pelo Governo em breve.

A data de 1 de janeiro é justificada pelo secretário de Estado pelo facto de ser essa a data limite para Portugal transpor a diretiva europeia nesse sentido.

A medida será recebida com alívio por muitos centros de inspeção, que ao longo dos últimos nove anos se queixaram repetidamente de terem tido que fazer adaptações caras às suas infraestruturas para poderem inspecionar motas, apesar de a medida nunca ter entrado de facto em vigor.

Ainda assim, as empresas de inspeção queixam-se de terem ficado de fora as motas de 50cc, que continuam a ser isentas de inspeção e, segundo o Negócios, manifestam algum ceticismo em relação à data agora em cima da mesa, dizendo que ainda há muito trabalho a fazer, como a classificação das deficiências e os cursos de qualificação para os inspetores, que devem ser aprovados pelo IMT.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abílio Tavares
    20 set, 2021 Fortios 08:00
    É o bobby do setor a funcionar. Sempre quero ver como vão fazer com as Custom.

Destaques V+