Tempo
|
A+ / A-

Trabalhadores bancários marcam greve para 1 de outubro

16 set, 2021 - 19:35 • Redação

Funcionários do Santander e do BCP vão paralisar em protesto contra os despedimentos coletivos em curso.

A+ / A-

Seis sindicatos convocaram para o dia 1 de outubro uma greve dos funcionários bancários do Santander e do BCP, foi esta quinta-feira anunciado.

O motivo para a paralisação é o processo de despedimento coletivo que está a decorrer nos dois bancos.

A decisão de partir para a greve foi tomada pelos seis sindicatos dos bancários - SBN, SIB, SBC, SinTAF, SNQTB e Mais Sindicato - após uma reunião com a comissão executiva do Banco Santander Totta.

Em comunicado a que a Renascença teve acesso, os sindicatos acusou o Santander "mais uma vez demonstrar uma total insensibilidade perante trabalhadores que durante anos deram o seu melhor à instituição e mantendo-se irredutível em avançar com o despedimento coletivo de cerca de 210 bancários".

"Apesar de tudo terem feito para evitar este desenlace, nunca se furtando ao diálogo e à negociação, apresentando soluções alternativas em cada momento, tanto no BCP como no Santander, não foi possível vencer a intransigência das administrações – e mesmo depois de terem já reduzido cerca de dois mil postos de trabalho", acrescentam.

Estes sindicatos convocam todos os trabalhadores do BST e do BCP a participar na greve a realizar na respetiva instituição, visto ser "uma causa que respeita a todos os bancários".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+