Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Produção de automóveis aumentou, mas continua longe dos valores pré-pandemia

17 set, 2021 - 13:40 • Sandra Afonso

A montagem de veículos ligeiros continua parada, pelo oitavo mês consecutivo apenas foram montados veículos pesados de passageiros no país.

A+ / A-

Portugal está a produzir mais automóveis. Nos primeiros oito meses do ano, a produção aumentou 17,5%, uma percentagem que compara com igual período do ano passado. Ainda assim, não chega aos 20,2% registados entre janeiro e agosto de 2019, antes da pandemia.

São dados da ACAP - Associação do Comércio Automóvel de Portugal, que apontam para a recuperação da economia, mas ainda não é suficiente para atingir os níveis pré pandemia.

Olhando apenas para agosto, no mês passado produziram-se em Portugal 3.209 veículos, o que representa uma queda de 78,6% face a agosto de 2020 e de 76,6% face ao mesmo mês de 2019.

A grande maioria destes automóveis destinam-se ao mercado externo, sobretudo Alemanha (16,1%), seguida da França (14,2%), Itália (13,6%) e Espanha (12,2%).

A montagem de veículos ligeiros continua parada, pelo oitavo mês consecutivo apenas foram montados veículos pesados de passageiros no país. Em agosto foram montados três pesados, representa uma queda de 76,9% face ao mesmo mês de 2020.

Este ano, até agosto, foram montados 138 veículos (-72,5%). Destes, mais de 25% foram vendidos para o estrangeiro (35), todos para a Alemanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+