Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lactogal aumenta em 1,5 cêntimos valor pago por litro a cooperativas

15 set, 2021 - 18:56 • Lusa

Em causa está um plano de investimentos tecnológicos de cerca de seis milhões de euros por ano, desde 2016, para preparar o período a seguir ao fim do regime de quotas.

A+ / A-

O grupo Lactogal vai aumentar, a partir de outubro, em 1,5 cêntimos o valor pago por litro às uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a matéria-prima, fanunciado esta quarta-feira.

"Ciente do atual contexto económico, que tem afetado de forma bastante adversa a economia das explorações leiteiras em Portugal, o grupo Lactogal decidiu aumentar em 1,5 c o valor pago por litro às três uniões cooperativas a quem compra, em exclusivo, a sua matéria prima", avançou, em comunicado.

O novo valor vai começar a ser aplicado a partir de 1 de outubro.

O grupo notou que, desde o início da pandemia, os operadores têm suportado um "elevado aumento" dos custos de exploração, acrescentando que, apesar da diminuição de produtos lácteos em Portugal, a Lactogal "tem feito um inequívoco esforço de valorização da produção leiteira".

Em causa está um plano de investimentos tecnológicos de cerca de seis milhões de euros por ano, desde 2016, para preparar o período a seguir ao fim do regime de quotas.

Segundo o operador, este plano tem permitido suportar as exportações que, na média dos últimos cinco anos, representam sensivelmente 27,6% do volume de negócios.

A Lactogal, que embala leite e produz leite achocolatado, iogurtes, queijo e manteiga, emprega cerca de 1.400 trabalhadores.

Entre as marcas do grupo encontram-se a Agros, Matinal, Castelões, Mimosa, Vigor, Primor e Fresky.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+