Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Impostos

Fisco vai anular 50 mil notificações de IUC enviadas indevidamete

15 set, 2021 - 18:55 • Lusa

Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais assegura que as notificações que visaram contribuintes com a situação regularizada vão ser anuladas.

A+ / A-

A AT identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, mas a situação vai ser retificada e os contribuintes avisados, disse à Lusa o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

“Foi identificado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) que saíram mais de 50 mil notificações indevidas para o pagamento de IUC”, e “tendo sido indevido, vai ser naturalmente retificado por parte da AT e comunicado a todos os contribuintes”, precisou o secretário de Estado, adiantando que este processo coincidiu com as férias fiscais.

Desta forma, as notificações que visaram contribuintes com a situação regularizada – seja porque já tinham pago o IUC seja porque estavam a beneficiar da suspensão do prazo de pagamento, ao abrigo das férias fiscais – serão anuladas.

“Tive a informação da Autoridade Tributária e Aduaneira de que essas notificações iam ser naturalmente anuladas”, afirmou o secretário de Estado à margem de uma sessão de esclarecimento sobre o programa ‘IVAucher’ organizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), especificando que a anulação ocorrerá para “todos os contribuintes que estiverem numa situação de regularidade, seja porque já tinham pago, seja porque durante aquele prazo estava suspenso o pagamento”.

O novo regime das férias fiscais, que decorre de uma alteração à Lei Geral Tributária, vigorou este ano pela primeira vez tendo determinado, no caso do IUC que o imposto relativo às matrículas automóveis de julho pudesse ser pago até 31 de agosto sem penalidades, tal como indicado numa nota publicada este verão no Portal das Finanças.

"Considerando o diferimento de prazos previsto no art 57-A da LGT, o pagamento do IUC relativo aos veículos com aniversário de matrícula no mês de julho pode ser efetuado até ao dia 31 de agosto, sem quaisquer acréscimos ou penalidades", lê-se na referida nota.

Excetuando esta situação criada pelas férias fiscais, o IUC - também conhecido como ‘selo do carro’ -, tem de ser pago durante o mês de aniversário da matrícula do veículo, sendo este pagamento da responsabilidade do proprietário, ou seja, da pessoa ou empresa que consta do registo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+