Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seguradoras vão partilhar lista de acidentes de automóvel

23 ago, 2021 - 08:33 • Marta Grosso com redação

Cada seguradora poderá ter acesso a informação dos acidentes ocorridos nos outros países. A alteração decorre de uma diretiva europeia.

A+ / A-

As companhias seguradoras vão partilhar entre si, numa lista única, os sinistros automóveis reportados pelos condutores em toda a União Europeia.

Cada seguradora poderá, assim, ter acesso a informação dos acidentes nos outros países, revela o “Jornal de Notícias” nesta segunda-feira.

A alteração decorre da diretiva Seguro Automóvel, proposta pela Comissão Europeia e que já tem o acordo do Parlamento Europeu e do Conselho. Após a publicação no jornal oficial, os Estados-membros terão dois anos para transpor as normas para a lei nacional.

Através desta diretiva, será proibido cobrar a um cidadão estrangeiro um prémio superior ao cobrado a um cidadão nacional.

A diretiva propõe ainda a criação de um fundo, de modo a proteger os segurados, garantindo que, em caso de insolvência da companhia de seguros de um veículo responsável por um acidente, as pessoas lesadas possam ser indemnizadas no seu Estado-membro de residência.

A diretiva reforça ainda as regras em matéria de fiscalização dos seguros, aumenta e harmoniza os montantes mínimos de cobertura dos danos pessoais e materiais em toda a UE e altera as normas relativas a veículos expedidos e a acidentes que envolvam um reboque puxado por um veículo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+