Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022

Governo pondera revisão dos escalões do IRS

20 ago, 2021 - 06:46 • Lusa

António Costa revela em entrevista que abonos de família vão ser aumentados e que lay-off simplificado vai continuar no próximo ano.

A+ / A-

O primeiro-ministro admite rever os escalões de IRS, de forma a subir o rendimento da classe média, e pretende um aumento "significativo" do abono de família no próximo Orçamento de Estado para 2022.

Em entrevista ao Expresso, António Costa explica que o Governo está a trabalhar nas alterações aos abonos de família e IRS "numa prioridade clara que é o combate à pobreza infantil".

Sobre a mexida no IRS, com a criação de mais escalões de forma a aumentar o rendimento da classe média, o governante apontou que essa medida "está inscrita no programa do Governo".

"É uma matéria sobre a qual não só estamos a estudar, como estamos a conversar com os nossos parceiros e temos de medir se e como", sublinhou.

Questionado se a medida é aplicada já em 2022, António Costa referiu que o Governo está "a medir".

António Costa referiu ainda, questionado sobre a possibilidade de aumentar ou mudar o abono de família, que pretende que haja "aumento significativo relativamente às prestações para as famílias com crianças, em particular a partir do segundo filho".

"Sabemos a grande dificuldade com que muitas das famílias têm passado do primeiro ao segundo filho e isso tem a ver com os seus rendimentos. Temos de continuar a investir no aumento do rendimento disponível que implica, por um lado, uma política salarial por parte das empresas, por outro, transferências não monetárias por parte do Estado, com bom investimento na educação, no pré-escolar, nas creches, na mobilidade acessível e na habitação a custos acessíveis. Mas também transferências monetárias, designadamente nos abonos de família", frisou.

Na entrevista aborda ainda a manutenção em 2022 do 'lay-off' simplificado e medidas de apoio urgente.

"O 'lay-off' normal existe desde 1980. Quanto ao simplificado, não vamos retirar nenhuma medida extemporaneamente. Vamos manter as medidas e elas serão utilizadas ou não consoante as necessidades. Progressivamente, tem vindo a haver menos utilização dessas medidas", vincou.

"A rede de segurança é fundamental que exista, porque a nossa ideia desde o início foi que esta crise [devida à pandemia de Covid-19] tem uma natureza conjuntural, só não sabemos quanto tempo dura", explicou.

O governnate realçou ainda que é necessário "manter os apoios às empresas, o apoio aos rendimentos dos que trabalham, aos que perderam o emprego e os que dependem de prestações sociais" admitindo que as medidas em vigor "podem ser modeladas".


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    20 ago, 2021 Leiria 08:55
    Será que o Expresso não passou a ser um "pasquim" da familia Costa ?

Destaques V+