Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuais escolares vão contar para o IVAucher

19 ago, 2021 - 07:22 • Marta Grosso

As famílias terão um desconto duplo, uma vez que não perdem a dedução do valor total no IRS. Mas há condições a ter em atenção.

A+ / A-

Os livros escolares vão contar para o IVAucher sem perder a dedução no IRS. Segundo a edição do jornal “Público” desta quinta-feira, a medida aplica-se a manuais, livros de fichas, gramáticas e outras publicações consideradas despesas com “livros e manuais escolares para efeitos de IRS”.

Este material escolar fará parte, no IRS, do lote das despesas com Educação.

Para se ter direito a este duplo benefício (IVAucher e IRS), os manuais terão de ser adquiridos até ao final deste mês – ou seja, contam as faturas emitidas entre 1 de junho e 31 de agosto.

Além disso, é necessário que os livros sejam comprados numa livraria ou editora. Isto porque, o que conta para o IVAUcher não é a natureza do bem adquirido, mas sim o código das Classificações Portuguesas de Atividades Económicas (CAE).

Para o saldo do IVAucher, serão contabilizados 100% dos 6% de taxa de IVA.

Se comprar os manuais numa grande superfície, por exemplo, apenas obterá a dedução no IRS. Mesmo que o hipermercado (ou papelaria) tenham aquele CAE como secundário.

Por fim, a fatura da compra tem de ter o NIF dos educandos, os pais têm de fazer a adesão dos filhos ao IVAucher e associar o cartão bancário de uma conta de que o filho seja co-titular.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+