Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vive no estrangeiro e quer voltar à terra? Governo alarga incentivo para o interior

14 ago, 2021 - 11:49 • Marta Grosso

Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável é o nome do programa que já recebeu 560 candidaturas de pessoas que querem sair do litoral, na sua maioria com menos de 34 anos.

A+ / A-

A iniciativa do Governo para levar mais gente para o interior do país vai ser alargada aos portugueses residentes no estrangeiro, informa o Ministério do Trabalho e da Segurança Social em comunicado, neste sábado.

“O Governo vai alargar a medida Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para um Interior Sustentável às pessoas residentes em países estrangeiros que decidam mudar-se para o interior de Portugal para trabalhar”, indica a nota enviada à Renascença.

A mudança será feita “diretamente do exterior para estes territórios do interior”, lê-se ainda.

No que toca ao apoio para quem quer sair do litoral para o interior, o apoio financeiro direto vai até 4.827 euros e está disponível desde agosto de 2020.

O apoio financeiro direto é de 2.633 euros, a que acresce uma majoração de 20% por cada elemento do agregado familiar (até ao limite de 1.316 euros). É ainda comparticipado o custo de transportes de bens, até ao limite de 878 euros.

980 pessoas quiseram mudar

Até agora, foram recebidas 560 candidaturas, que correspondem a 980 pessoas (incluindo os elementos do agregado familiar dos candidatos).

A maior parte dos interessados é dos distritos de Lisboa (38%), do Porto (17%) e de Setúbal (11%), sendo os de transição mais escolhidos os de Castelo Branco (20%), Évora (9%), Guarda (9%), Bragança (8%) e Portalegre (8%).

Quanto ao tipo de emprego em que foram colocados, mais de dois terços (68%) trabalham por conta de outrem, 26% criaram o seu próprio emprego e 6% criaram empresas.

Os distritos de destino com maior proporção de candidatos que criaram o próprio emprego são Braga (43%), Bragança (37%), Vila Real (32%) e Viseu (32%). Já os distritos de destino com maior criação de empresas são Aveiro (33%), Setúbal (19%) e Faro (15%) e Viana do Castelo (13%), refere ainda a nota do Governo.

A maioria dos candidatos com processos aprovados tem menos de 34 anos (52%). No total, 63% dos candidatos com processo de mobilidade para o interior têm o ensino superior.

Vantagens do teletrabalho

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, sublinha que “é fundamental criar condições para fixar jovens no interior. Com este alargamento damos um importante passo para o posicionamento internacional de Portugal como um destino a partir do qual se pode trabalhar para qualquer ponto do mundo”.

Já a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, assinala que "a pandemia mostrou a muitos cidadãos e empresas que, trabalhando a partir do Interior, se consegue maior qualidade de vida e uma mais fácil conjugação entre vida familiar e vida profissional. Alargar estes apoios a cidadãos estrangeiros é mais uma forma de contribuir para a atratividade e competitividade destes territórios”.

O Emprego Interior MAIS integra o programa “Trabalhar no Interior”, dinamizado por várias áreas governativas e coordenado pela área da Coesão Territorial. O financiamento é assegurado por fundos europeus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    15 ago, 2021 aldeia 07:14
    O governo dá pás e enxadas para quem quiser voltar para o interior!........
  • Ivo Pestana
    14 ago, 2021 Funchal 11:30
    Ainda não chegou às ilhas.

Destaques V+