Tempo
|
A+ / A-

Energia

Portugal produz menos eletricidade solar do que Inglaterra, diz ministro do Ambiente

11 ago, 2021 - 19:52 • Lusa

Matos Fernandes reafirmou o compromisso de atingir a produção de nove gigawatts de energia a partir de fonte solar em 2030, de acordo com o que está inscrito no Programa Nacional de Energia e Clima. "Tem de haver produção a partir de parques solares", diz o ministro.

A+ / A-

O ministro do Ambiente disse esta quarta-feira que Portugal produz menos energia, a partir de fonte solar, do que Inglaterra, situando a produção abaixo dos dois gigawatts e reafirmou o compromisso do Governo de atingir nove gigawatts em 2030.

"Para terem um ponto de comparação, hoje temos um pouco menos do que dois gigawatts, temos de fazer aqui um esforço enorme. Portugal, ainda hoje, produz menos eletricidade a partir de fonte solar do que, por exemplo, a Inglaterra. A Inglaterra é famosa por coisas várias, mas não é por ter muitas horas de sol”, disse Matos Fernandes aos jornalistas.

Em declarações à margem da sessão de apresentação do programa Resiliência dos Territórios Face ao Risco, que decorreu esta quarta-feira na Mata do Bussaco, concelho da Mealhada, o ministro do Ambiente reafirmou o compromisso do Governo de atingir a produção de nove gigawatts de energia a partir de fonte solar em 2030, de acordo com o que está inscrito no Programa Nacional de Energia e Clima.

“Mas tem de haver produção a partir de parques solares. Se imaginarmos que desses nove gigawatts, sete gigawatts são em parques solares – e se fossem todos no Alentejo, que não são, existem no país todo – isso significava ocupar 0,1% do solo do Alentejo”, argumentou Matos Fernandes.

Além do Alentejo, o ministro deu exemplos de parques solares em Mogadouro, “nas Terras de Miranda, há um a começar agora a ser construído, em Ovar e muito outros” fora da região alentejana.

“Ou seja, falar em atapetar [o país com painéis solares] é um erro monumental, é querer enganar as pessoas”, frisou o titular da pasta do Ambiente.

“É preciso ser rigoroso. E na discussão pública ainda é mais importante ser rigoroso, porque estamos a falar para o comum dos cidadãos e das cidadãs”, acrescentou.

No discurso que proferiu na sessão de apresentação do programa, Matos Fernandes já se tinha referido aos críticos dos parques solares: “Aqueles que falam em atapetar o país com painéis solares, não estão a atapetar, estão a apatetar, estão a falar de uma coisa que não tem qualquer sentido”, declarou.

Além dos investimentos em parque solares, o ministro do Ambiente afirmou que o aumento da produção de energia por fonte solar em Portugal também se faz “com comunidades energéticas” e “investimentos promovidos pelas próprias famílias”.

“Recebemos 18 mil candidaturas para a eficiência energética dos edifícios, uma parte delas com famílias que querem colocar painéis solares nos seus edifícios. Já pagamos um milhão de euros às famílias portuguesas com esse mesmo incentivo, que foi lançado há pouco menos de dois meses”, afiançou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isa
    11 ago, 2021 Amadora 20:13
    Só a Inglaterra (sem ter em conta o Reino Unido) tem cerca de 53 milhões de habitantes. O Ministro não quer comparar Portugal com um país mais próximo da sua dimensão e, já agora, do PIB per capita?
  • País ao sol
    11 ago, 2021 Ao sol 19:47
    Porque será? Pensará o ministro do alto da sua inteligência, que será por Portugal não ter Sol?

Destaques V+