Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo autoriza CP a estender até 2028 a compra de 22 comboios

27 jul, 2021 - 10:49

Investimento para a aquisição deste material circulante já tinha sido aprovado há mais de dois anos, em outubro de 2018, justificando-se a reprogramação e atualização com o atraso provocado por uma impugnação judicial.

A+ / A-

O Governo autorizou estender até 2028 o investimento, até 158 milhões de euros, para a CP - Comboios de Portugal comprar 22 novos comboios, segundo resolução do Conselho de Ministros publicada esta terça-feira.

O investimento para a aquisição deste material circulante já tinha sido aprovado há mais de dois anos, em outubro de 2018, justificando-se a reprogramação e atualização com o atraso provocado por uma impugnação judicial, justifica o Conselho de Ministros no diploma, aprovado no início deste mês e hoje publicado, com efeitos retroativos.

Em dezembro de 2019, quando o Conselho de Administração da CP adjudicou a proposta mais vantajosa, esta foi objeto de impugnação judicial.

Um despacho de setembro de 2020 levantou o efeito suspensivo automático sobre essa decisão de adjudicação, permitindo contratar a aquisição do material circulante em outubro de 2020, por 158,1 milhões de euros, mais IVA, com uma comparticipação do Fundo Ambiental de 39,5 milhões de euros, correspondente a 25% do valor global do contrato.

"Dado o atraso provocado pela referida impugnação judicial, verifica-se a necessidade de proceder à reprogramação dos encargos plurianuais", explica o Conselho de Ministros no diploma que altera a resolução de 2018 e aprova a aquisição de material circulante, incluindo 12 unidades automotoras bimodo e 10 unidades automotoras elétricas, até ao montante global de 158,1 milhões de euros.

A resolução reprograma esses encargos, entre este ano e 2026, estabelecendo limites anuais, sendo os maiores valores destinados a 2025 (34,3 milhões de euros), 2026 (34,3 ME) e 2027 (36,3 ME), e destinando 5,1 milhões de euros para este ano e igual verba para 2022.

O executivo ressalva que o montante fixado para cada ano económico pode ser acrescido do saldo apurado no ano anterior, e determina que estes encargos financeiros são satisfeitos com recurso a fundos europeus, "devendo o Conselho de Administração da CP instruir os procedimentos necessários à obtenção de financiamento ao abrigo de programas operacionais de fundos europeus, a estabelecer no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+