Tempo
|
A+ / A-

ASAE multou 100 restaurantes no fim de semana. PROVAR fala em perdas superiores a 90%

12 jul, 2021 - 13:47 • Liliana Monteiro , Vítor Mesquita

Associação do setor diz que os restaurantes estiveram praticamente vazios durante o fim de semana, em resultado das novas regras devido à pandemia de Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou, só neste fim de semana, multas no valor de cerca de 190 mil euros a restaurantes.

Este é o balanço do primeiro fim de semana com novas regras para entrar nos restaurantes, nomeadamente a exigência de teste negativo ou de certificado digital de vacinação nos concelhos de maior risco Covid-19.

A ASAE aplicou multas de cerca de 190 mil euros a perto de 100 estabelecimentos, avança à Renascença o inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Ramos.

“Não há aqui uma obsessão pela expressão pecuniária, acho é que o operador económico deve pensar, porque ter uma coima de mil ou dois mil euros por permitir lotação a mais não ser, de facto, a melhor a opção”, sublinha.

A maioria das multas são aplicadas porque não foi cumprida a distância de segurança ou há ocupação a mais nos restaurantes.

Outras contas são feitas pela associação PROVAR, que fala em perdas superiores a 90%. Daniel Serra diz que os restaurantes estiveram praticamente vazios durante o fim de semana.

“A restauração sem esplanadas e os centros comerciais tiveram perdas acima dos 90%. Os restaurantes que trabalharam foram os que têm esplanadas, mesmo esses na parte interior tiveram perdas na ordem dos 90% ou até mais. Praticamente, estiveram vazios, sem funcionar, transferindo-se os clientes para as esplanadas ou para concelhos vizinhos que estavam livres destas restrições”.

Nestas declarações à Renascença, Daniel Serra insiste na suspensão da medida e garante que com estas condições dá mais prejuízo estar de portas abertas.

Nos 60 concelhos em situação de risco elevado e muito elevado passou a ser exigido um teste negativo ou o certificado digital para entrar nos restaurantes à sexta-feira à noite, no fim de semana e nos feriados.

A medida aplica-se, contudo, apenas para acesso ao interior dos estabelecimentos. Na esplanada não é necessário. Em contrapartida, os restaurantes podem funcionar até às 22h30, tal como nos dias de semana.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+