Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grupo Volkswagen e BMW multadas em 875 milhões de euros

08 jul, 2021 - 13:40 • Cristina Nascimento

O grupo Daimler escapou às sanções, que seriam na ordem dos 700 milhões de euros, por ter denunciado a situação.

A+ / A-

A Comissão Europeia aplicou multas num total de 875 milhões de euros ao Grupo Volkswagen e BMW por terem acordado não competir entre si na introdução de uma tecnologia que permitia reduzir as emissões poluentes dos veículos. A medida foi revelada esta quinta-feira, em comunicado.

A BMW e o grupo Volkswagen, que neste caso integrava a Audi e Porsche, admitiram ter participado no esquema e concordaram com as penalizações, de forma a resolver o caso sem ir a tribunal.

O grupo Daimler escapou às sanções, que seriam na ordem dos 700 milhões de euros, por ter denunciado a situação.

“Esta foi a primeira vez em que tivemos um cartel a atuar em conluio para restringir o uso de uma tecnologia, e com isso restringir a concorrência”, disse a vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager.

O acordo entre os fabricantes de automóveis prolongou-se por cinco anos, entre junho de 2009 e outubro de 2014. Bruxelas garante que os cinco fabricantes alemães realizaram reuniões técnicas regulares para discutir o desenvolvimento deste sistema de limpeza e actuaram em conluio para limitar o tamanho dos tanques de AdBlue que reduzem as emissões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+