Tempo
|
A+ / A-

Mercado automóvel

Vai trocar de carro? Tem a certeza de que comprar é a melhor opção?

24 jun, 2021 - 00:19 • Sandra Afonso

Estudo apresentado esta quarta-feira, pela LeasePlan, comparou três alternativas: compra, leasing ou renting. Veja qual é a melhor para si.

A+ / A-

A melhor solução para ter carro depende do comprador e do que este valoriza mais, mas há modelos que se destacam, segundo o estudo “Vários caminhos para a mesma viagem” - compra, leasing ou renting?

A grande maioria dos consumidores portugueses opta pela compra, o modelo tradicional.

É o que dá mais liberdade ao cliente, que fica responsável pela gestão de toda a vida útil do carro. Mas é também a opção mais cara, do ponto de vista dos custos de utilização. Será o comprador a escolher os fornecedores e oficinas, aqui não são aproveitadas economias de escala.

Com o leasing, há outra liberdade, que é a possibilidade de adquirir o veículo no final do contrato, ou mudar de carro. Esta opção tem vantagens na negociação do veículo, quando comparada com a compra. No entanto, o cliente fica também responsável pela gestão da vida útil do automóvel.

Há alguma opção que poupe dinheiro ao consumidor?

Existe o renting, que surge como a solução com menos custos de utilização, tanto para empresas como para particulares.

A explicação é simples, o cliente não é proprietário do carro, pode desfazer-se dele a qualquer momento. Este modelo é considerado um serviço, e não um produto…


É uma boa opção para quem quer experimentar novas soluções, como os veículos elétricos. Não é aconselhável a quem gosta do conceito de posse.

Para os particulares que usam o carro como “elemento de afirmação da identidade” e as empresas que atraem talentos com a frota, este modelo poderá facilitar o acesso a melhores marcas e modelos.

Outra vantagem, no caso das empresas, é a possibilidade de transferirem a gestão das frotas para entidades especializadas, libertando os recursos próprios para outras tarefas.

A solução com menos impostos

Parte do que pagamos pelo carro acaba por ir para o Estado, em taxas e impostos. Não é possível evitar a fiscalidade, mas podemos aliviar a carga fiscal.

Segundo este estudo, o renting é mais uma vez a melhor opção, porque não sendo proprietário, o cliente evita várias obrigações fiscais.

Já com o leasing e a compra, o comprador é tributado sobre o total do valor de aquisição do veículo, tanto em IRC como em IRS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+