Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal

Endividamento, preço das casas e retirada de apoios ameaçam economia

21 jun, 2021 - 12:05 • Sandra Afonso

São alguns dos riscos assinalados pelo Banco de Portugal, no Relatório de Estabilidade Financeira de junho, que acaba de ser divulgado.

A+ / A-

O Banco de Portugal assegura que as medidas adotadas evitaram que a crise económica provocada pela pandemia chegasse ao setor financeiro, mas “a crise interrompeu o processo de ajustamento da economia portuguesa”.

A consequência mais visível é o “aumento da dívida, em particular nas administrações públicas e nos sectores de atividade mais afetados pela crise”, indica o regulador no Relatório de Estabilidade Financeira, conhecido nesta segunda-feira.

O relatório aponta as principais vulnerabilidades e riscos que ameaçam neste momento a estabilidade financeira, como a retirada dos apoios “numa situação de endividamento elevado e de atividade ainda deprimida em alguns setores”, o que “potencia a materialização do risco de crédito”.

O elevado endividamento do setor público contribui para a vulnerabilidade da economia portuguesa.

No mercado imobiliário, as dificuldades de financiamento podem diminuir a procura de casa em Portugal por parte de estrangeiros, baixando o preço. É ainda possível uma “queda adicional dos preços” no mercado comercial, na sequência da registada em 2020 para alguns segmentos (retalho e hotéis).

O Banco de Portugal alerta ainda para a possibilidade de os mercados financeiros internacionais corrigirem, empurrados por uma maior exposição a ativos de baixo valor e apoiados por bancos com menor liquidez.

Na banca, perspetiva-se baixas rendibilidades e mais o reforço das ligações com o Governo, através “da exposição à dívida pública e da concessão de crédito com garantia pública”.

O banco central conclui que “as vulnerabilidades e riscos elencados evidenciam interdependências entre setores económicos, que devem ser tidas em consideração na formulação de políticas promotoras da estabilidade financeira”.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+