Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não pagou? Água, luz, gás voltam a poder ser cortados em julho

02 jun, 2021 - 08:29 • Carla Fino

Se tem dívidas em atraso e pensa que não conseguirá pagar em breve, negoceie um plano com o fornecedor. O conselho é da Deco, que deixa outras dicas.

A+ / A-

No final deste mês, chegam ao fim as medidas temporárias implementadas no contexto da pandemia pelo Governo e que permitiram às famílias adiar o pagamento de faturas da água, eletricidade, gás natural ou as telecomunicações sem que os serviços fossem suspensos.

“É importante relembrar os consumidores que, a partir do dia 1 de julho, estes serviços podem voltar a ser cortados. Como tal, é muito importante que os consumidores verifiquem se têm faturas em atraso, valores por pagar e, caso não consigam regularizar esses valores na totalidade, pagar o montante total em dívida, é importante celebrar um acordo de pagamentos, um plano de pagamentos faseado junto das entidades prestadoras destes serviços”, aconselha Ana Sofia Ferreira, da Deco.

Ana Sofia Ferreira relembra ainda que é importante os consumidores fazerem contas ao seu orçamento, até porque é preciso não esquecer que as prestações acordadas com a entidade prestadora dos serviços são incluídas na fatura mensal.

“Essa mensalidade que for acordada no plano de pagamentos vai juntar-se às faturas que vão continuar a serem emitidas. Portanto, é necessário encontrar um valor de mensalidade que seja compatível com todos os outros encargos familiares do consumidor”, sublinha.

A associação de defesa do consumidor pode fazer a ponte entre consumidores e entidades prestadoras de serviços. “Vamos tentar, de uma forma célere, encontrar soluções para estes consumidores. O grande objetivo é que o serviço não seja suspenso e que possam cumprir com os pagamentos de uma forma possível atento ao orçamento familiar atual”, refere à Renascença a responsável da Deco.

A associação considera que, apesar da lenta recuperação económica, o orçamento familiar de muitos agregados ainda está longe do nível de rendimentos habitual.

“A pandemia não acabou. Teremos de ver como é que vai correr no resto do ano. Independentemente disso, a recuperação económica das famílias não vai acontecer no dia 1 de julho. Esta situação não vai estar resolvida. Sabemos que há uma série de apoios, nomeadamente no que diz respeito a contratos de arrendamento, a moratórias, no que diz respeito a medidas excecionais criadas e que vão terminar – porque tinham esse carácter temporário – e os consumidores podem estar ainda numa situação de desemprego, não atingiram o nível de rendimentos habitual e, portanto as dificuldades económicas vão continuar a fazer-se sentir”, afirma Ana Sofia Ferreira.

“É nesse aspeto que a Deco está aqui para, junto das entidades, poder verificar todas as soluções que sejam necessárias para estes consumidores”, reforça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+