Tempo
|
A+ / A-

INE

Máximo histórico. Avaliação das casas sobe para 1.200 euros por metro quadrado

27 mai, 2021 - 12:01 • Lusa

Preço do metro quadrado aumentou 13 euros face ao mês anterior, sendo a subida desde o início do ano de 44 euros. O maior subida registou-se na Madeira.

A+ / A-

O valor mediano de avaliação bancária na habitação aumentou 13 euros (1,1%), para 1.200 euros por metro quadrado (m2) em abril face a março, informa o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação do INE, em termos homólogos, a taxa de variação situou-se em 8,0% (6,9% em março), com o número de avaliações bancárias consideradas a ascender a cerca de 28 mil, mais 29,6% do que no mesmo período do ano anterior.

O maior aumento face ao mês anterior registou-se na Região Autónoma da Madeira (2,3%), tendo o Alentejo apresentado a única descida (-0,5%).

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor mediano das avaliações cresceu 8,0%, registando-se a variação mais intensa no Norte (7,9%) e a menor na Região Autónoma dos Açores (3,6%), sinaliza o INE.

No mês em análise, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi 1.314 euros/m2, tendo aumentado 8,6% relativamente a abril de 2020.

O valor mais elevado foi observado na Área Metropolitana de Lisboa (1.582 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (853 euros/m2), tendo o Norte apresentado o crescimento homólogo "mais expressivo" (9,1%) e o Alentejo a única descida (-0,6%).

Comparativamente com o mês anterior, o valor de avaliação subiu 1,1%, tendo a Região Autónoma dos Açores apresentado a maior subida (3,3%) e o Alentejo a única diminuição (-2,0%).

Nas moradias, o valor mediano da avaliação bancária foi de 1.000 euros/m2 em abril, o que representa um acréscimo de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Os valores mais elevados observaram-se no Algarve (1.621 euros/m2) e na Área Metropolitana de Lisboa (1.581 euros/m2), tendo o Centro registado o valor mais baixo (820 euros/m2).

O Alentejo apresentou o maior crescimento homólogo (12,6%) e o menor ocorreu no Algarve (1,2%).

Comparativamente com o mês anterior, a Área Metropolitana de Lisboa apresentou o maior aumento (1,9%), e a maior descida aconteceu no Algarve (-1,4%).

Numa análise por regiões NUTS II, em abril de 2021, a Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (32%, 30% e 2% respetivamente).

A região Beiras e Serra da Estrela foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-44%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+