Tempo
|
A+ / A-

Ecofin

Retoma na Zona Euro é "incerta" e vai acontecer "a diferentes ritmos", avisa Lagarde

21 mai, 2021 - 20:31 • Sandra Afonso

Presidente do BCE avisa, ainda, para mais falências. "Têm sido dramaticamente baixas nos últimos meses e vão certamente acelerar”.

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) admite que os países da Zona Euro deverão recuperar o crescimento económico no início do próximo ano.

Em declarações no final da reunião do Ecofin, em Lisboa, Christine Lagarde estimou que os níveis de crescimento pré-Covid só serão alcançados dentro de um ano, mas a recuperação na Europa será feita a diferentes velocidades.

“Estamos em recuperação e também acreditamos que os níveis do PIB vão regressar aos níveis anteriores à Covid-19 ao longo de 2022. Mas, também acreditamos que essa recuperação permanece incerta, e certamente veremos divergências neste processo de recuperação”, frisou Lagarde.

Por outro lado, a presidente do BCE defendeu que é necessário ter atenção ao crédito malparado na banca, porque as falências “têm sido dramaticamente baixas nos últimos meses e vão certamente acelerar”.

Já o presidente do Eurogrupo, o ministro das Finanças da Irlanda, Paschal Donohoe, também admite progressos, embora assinale que há riscos que persistem.

“Estamos otimistas sobre o progresso que fizemos, mas também cautelosos sobre os resultados. Vemos a recuperação a acontecer, mas também sabemos que os desafios permanecem, e continua real o risco desta pandemia deixar cicatrizes e danificar as nossas sociedades, os cidadãos e o emprego” referiu.

No que toca à inflação, Christine Lagarde admite que a atual pressão se baseia em “fatores temporários: em 2022 a inflação deverá diminuir e regressar a níveis normais.

Sobre o futuro do programa de compra de ativos, a presidente do BCE reafirmou que o objetivo “é manter as condições de financiamento favoráveis ao longo do período pandémico”.

Já para longo prazo, Lagarde recusou traçar cenários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+