Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fisco vai obrigar à devolução de reembolsos do IRS

19 mai, 2021 - 09:54 • João Cunha

Em causa está um erro do sistema informático da Autoridade Tributária. Os reembolsos foram feitos, mas terão de ser parcialmente devolvidos por alguns contribuintes.

A+ / A-

O Fisco vai obrigar à devolução de reembolsos do IRS. Segundo o “Jornal de Negócios”, em causa está um erro do sistema informático da Autoridade Tributária que não terá levado em conta todos os valores declarados por contribuintes da categoria B com contabilidade organizada.

Por isso, as liquidações as liquidações saíram erradas e os reembolsos foram emitidos, mas agora terão de ser devolvidos por alguns contribuintes.

O problema ainda não é geral, porque não foram muitas as declarações de IRS com anexo C, de contabilidade organizada, entregues às Finanças. Ainda assim, em 25 anos de carreira a Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados admite que “nunca tinha assistido a uma situação destas”.

De acordo com Paula Franco, na terça-feira, alguns contribuintes já receberam um pedido de desculpas e de correção da liquidação.

A “situação não é confortável”, mas também já aconteceu ao contrário - ser o Fisco a devolver o que cobrou a mais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    19 mai, 2021 aldeia 13:59
    Mais uma vez ninguém é responsável por estes erros!..........républica das bananas........
  • ANTÓNIO GONÇALVES FE
    19 mai, 2021 QUEIJAS 13:25
    A incompetência do costume, andam na lua com as sondagens e depois passam-se

Destaques V+