Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Banco de Portugal. Aumentou a poupança dos portugueses, diminuiu capacidade de financiamento da economia

05 mai, 2021 - 13:00 • Eunice Lourenço

Boletim do Banco de Portugal mostra quebra da atividade superior à média da zona euro, explicada pela dependência do Turismo.

A+ / A-

A poupança dos portugueses atingiu máximos como não se via desde 2002, mas a capacidade de financiamento face ao exterior diminuiu. São duas das conclusões do Boletim Económico do Banco de Portugal que está a ser apesentado esta quarta-feira pelo governador, Mário Centeno.

O boletim de 2020 mostra uma situação económica “fortemente condicionada pela pandemia”, em que, depois de sete anos de crescimento e de redução de risco em vários setores institucionais, houve uma quebra do PIB na ordem dos 7,6 por cento segundo as estimativas do Banco de Portugal. Esta queda é superior à contração de 6,8 por cento verificada na zona euro, “refletindo uma maior exposição ao turismo”, como se l no comunicado do banco central.

Ainda assim, as medidas de mitigação da crise económica, com apoios às famílias e às empresas, permitiram diminuir alguns impactos, como o caso do desemprego em que o lay off simplificado e o mecanismo de apoio à retoma explicam a subida de apenas 0,3 pp, para 6,8%.

O rendimento disponível dos particulares até aumentou com a poupança das famílias a tingir os 12,8 por cento do rendimento disponível, um valor que não se via desde 2002. Contudo, segundo o comunicado, “a economia portuguesa reduziu a sua capacidade de financiamento face ao exterior”.

Têm sido as linhas de crédito com garantia pública e o regime de moratórias a garantir a liquidez das empresas. Assim, o crédito à economia cresceu e, portanto, também o endividamento do setor privado, mas o regime de moratórias permitiu minorar o serviço da divida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+