Tempo
|
A+ / A-

Jerónimo de Sousa

PCP conversa sobre OE 2022 sem "bota-abaixismo", mas "não assina de cruz"

01 mai, 2021 - 18:02 • Lusa

Jerónimo de Sousa disponível para analisar propostas do Governo para fazer face à "situação dramática" do país.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, admitiu, este sábado, conversar "sem bota-abaixismos" com o Governo sobre o Orçamento do Estado (OE) de 2022, mas avisou o primeiro-ministro, António Costa, que o partido "não assina de cruz".

"O Governo e António Costa conhecem-nos. Nós não agimos por cálculos políticos. Agimos em conformidade com a realidade, com os problemas", afirmou Jerónimo de Sousa, em declarações aos jornalistas, à margem da manifestação do Dia do Trabalhador, organizada pela CGTP, em Lisboa.

Jerónimo afirmou que, na resposta à crise pandémica, "o Governo ficou muito aquém do que anunciava" e até do que está previsto no OE 2021.

Se o executivo do PS, que depende de acordos com os restantes partidos para a aprovação do Orçamento no parlamento, quiser dar resposta "aos anseios" dos manifestantes neste 1.º de Maio, então os comunistas admitem conversar "sem bota-abaixismos".

"Procuraremos sempre que a vida fique melhor para quem trabalha, para quem tem uma pequena empresa", disse.

O PCP "não assina de cruz" um documento, o Orçamento do Estado, que ainda não conhece. "Não peçam ao PCP que as coisas andem para trás", frisou.

O líder dos comunistas sublinhou que a "grande disponibilidade" do partido será analisar as propostas do Governo para fazer face à "situação dramática", social e económica, no país.

"Será perante as propostas concretas que agiremos, votaremos e decidiremos", insistiu, quanto ao Orçamento, dizendo que o partido não "viabiliza uma coisa que não conhece".

Face à "situação preocupante" no país é preciso, disse, que o Governo diga "que resposta vai dar" ao "aumento do desemprego" ou ainda ao aumento "da desvalorização dos salários dos trabalhadores".

Jerónimo de Sousa prometeu que os comunistas se oporão a opções no orçamento que signifiquem uma "política de secundarização de quem trabalha, de quem tem uma pequena empresa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+