Tempo
|
A+ / A-

INE

PIB cai 5,4% devido ao confinamento no arranque do ano

30 abr, 2021 - 09:45 • Redação

A estimativa do Instituto Nacional de Estatística foi divulgada esta sexta-feira.

A+ / A-

O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 5,4% nos primeiros três meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em causa, está o segundo confinamento, que começou em janeiro.

"O Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de -5,4% no primeiro trimestre de 2021 (-6,1% no trimestre anterior), refletindo os efeitos do confinamento geral decretado no início deste ano devido ao agravamento da pandemia Covid-19", pode ler-se numa estimativa rápida divulgada pelo INE.

Comparativamente com o último trimestre de 2020, o PIB diminuiu 3,3%, em volume, após o “ligeiro aumento” de 0,2% verificado no trimestre anterior, “refletindo o impacto das limitações à mobilidade em consequência do agravamento da crise pandémica no início do trimestre”.

Contudo, as exportações de bens registaram uma queda menos acentuada neste período.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+