Tempo
|
A+ / A-

Comissão de Inquérito Parlamentar. Passos surpreso com venda falhada do Novo Banco perante otimismo de Carlos Costa

30 abr, 2021 - 12:54 • Lusa

O antigo primeiro-ministro respondeu em 11 páginas às perguntas feitas pelo PS no âmbito da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho assume que recebeu "com relativa surpresa" a informação sobre a venda falhada do Novo Banco em 2015 já que tinha notado o ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa "bastante otimista".

O antigo Chefe de Governo PSD/CDS-PP, entre 2011 e 2015, respondeu em 11 páginas às perguntas feitas pelo PS no âmbito da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, um depoimento por escrito ao qual a agência Lusa teve acesso.

"Quanto à frustração do processo de venda, ela foi do meu conhecimento quer por intermédio da ex-ministra de Estado e das Finanças, quer posteriormente pelo próprio ex-governador [do Banco de Portugal, Carlos Costa]. No entanto, recebi a informação com relativa surpresa, já que sempre tinha notado o ex-governador bastante otimista com as perspetivas de venda do banco", respondeu a propósito da venda falhada do Novo Banco em 2015.

De acordo com Passos Coelho, de acordo com a lei "era especificamente ao Banco de Portugal, enquanto Entidade de Resolução, que cabia a decisão de resolução, bem como o processo de venda do Novo Banco nascido da resolução".

"Isso não impediu o Governo de procurar acompanhar a evolução da situação e, eventualmente, de cooperar com o Banco de Portugal a solicitação deste", assegura.

O antigo chefe do executivo recorre ainda à audição da sua antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, nesta mesma comissão de inquérito para referir que esta "informou com bastante detalhe" o acompanhamento que foi feito então pelo Ministério das Finanças e "das trocas de impressão que eram mantidas, quer com o supervisor, quer com a administração do próprio banco".

"Em todo o caso, era para mim muito claro que havia toda a vantagem em assegurar um processo expedito de venda do Novo Banco", defende ainda.

Segundo o antigo primeiro-ministro, um banco de transição não tem um "dono" que ofereça estabilidade estratégica, havendo assim "tendência em ver os seus ativos deteriorarem-se mais rapidamente no mercado".

"E ficará mais vulnerável a flutuações de mercado já que as regras da resolução bancária dificultavam, e em certas circunstâncias impediriam mesmo, novos procedimentos de reforço de capital a providenciar pelo Fundo de Resolução, que o mesmo é dizer, pelos restantes bancos portugueses", aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 abr, 2021 Lisboa 13:15
    Esta "venda falhada" apesar do "optimismo" dos, na altura responsáveis, custou aos contribuintes milhares de milhões de Euros. E os responsáveis - uns por gestão danosa, outros por estarem a dormir na forma, outros ainda por manifesta incompetência - andam por aí a pavonear-se e até têm património com eles, em lugar de estarem onde deviam estar que é presos e com as fortunas confiscadas.

Destaques V+