Tempo
|
A+ / A-

Novo recorde. Avaliação das casas fixa em 1.185 euros por metro quadrado

26 abr, 2021 - 11:25 • Redação

Números mostram que avaliação bancária aumentou 11 euros (0,9%) em março, face ao mês anterior.

A+ / A-

Há um novo máximo nacional em relação ao valor que os bancos avaliam as casas no âmbito dos contratos de crédito à habitação. Segundo o INE, atingiu os 1.185 euros por metro quadrado.

Os números mostram que avaliação bancária aumentou 11 euros (0,9%) em março, face ao mês anterior.

Mas se a comparação for feita com março de 2020, conclui-se que o valor médio das avaliações cresceu 6,8%.

Por regiões, o maior aumento deu-se nos Açores (3,5%) e a menos intensa no Algarve (0,3%). De acordo com o Índice do valor mediano de avaliação bancária, em março de 2021, a Área Metropolitana de Lisboa, o Algarve e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à mediana do país (32%, 29% e 2% respetivamente), refere o Instituto Nacional de Estatística.

O valor dos apartamentos atingiu os 1.300 euros/m2, aumentando 7,5% face ao mês homólogo. O valor mais elevado foi registado na Grande Lisboa (1.569 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (864 euros/m2). O Norte apresentou o crescimento mais expressivo (8,7%) e o menor observou-se no Alentejo (0,6%).

Quanto às moradias, o valor mediano foi de 991 euros/m2 em março, o que representa um acréscimo de 7,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    26 abr, 2021 aqui 13:17
    Quando a bolha rebentar, gostaria de saber quem vai pagar a factura. Palpita-me que são os do costume: os contribuintes.

Destaques V+