Tempo
|
A+ / A-

Novo Banco. Audição começou à porta fechada, mas acabou por ser aberta

09 abr, 2021 - 11:12 • Lusa

Foi alegado segredo profissional, mas passado uma hora do início da audição ela passou a ser transmitida no canal parlamento. Os deputados ouvem responsáveis da PwC.

A+ / A-

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC (Pricewaterhouse Coopers Portugal) na comissão de inquérito ao Novo Banco começou à porta fechada, devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente, pelo que a sessão passou a ser aberta.

Para as 9h30 desta sexta-feira, de acordo com a agenda do Parlamento, estava marcada a audição conjunta de José Bernardo e António Joaquim Brochado Correia, ambos da PwC.

Esta audição não estava disponível para transmissão no canal parlamento e, segundo disseram à agência Lusa fontes oficiais, estava a decorrer à porta fechada, uma vez que os depoentes tinham alegado que teriam que abordar situações que estavam em segredo profissional.

No entanto, cerca de uma hora depois, a audição passou a ser aberta e transmitida no canal parlamento uma vez que o cliente Novo Banco tinha autorizado a PwC a falar publicamente, "o que anula o segredo".

Segundo foi adiantado à Lusa, a PwC está obrigada a sigilo pelos Estatutos ROC, exceto quando os clientes permitem que esta não esteja sob sigilo.

Neste caso, quer o Novo Banco, quer o Fundo de Resolução quer o Banco de Portugal permitiam que os dois responsáveis da PwC pudessem falar sem estar obrigados ao sigilo.

Cerca de uma hora depois do horário de início previsto, perto das 10h30, a comissão voltou a formato de "portas abertas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+