Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Desemprego sobe 36,8% em fevereiro. Há mais de 430 mil pessoas inscritas no IEFP

22 mar, 2021 - 11:02 • Redação

Há três zonas mais afetadas, o que estará relacionado com a sua dependência ao turismo: é o caso de Lisboa, do Algarve e da Madeira.

A+ / A-

Em fevereiro registaram-se mais 7.484 desempregados. Assim, nesse mês, o número total de inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi 431.843 pessoas, o que representa uma subida de 1,8% em relação a janeiro e de 36,8% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Este número representa 71,2% de um total de 606.540 pedidos de emprego.

Este é o terceiro mês consecutivo em que o número de inscrições no IEFP aumenta. Em termos homólogos, o número de desempregados sobe 36,8%, ou seja, mais 116.281 desempregados.

Para o aumento do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, “contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as mulheres, adultos com idade igual ou superior a 25 anos, os inscritos há menos de um ano, os que procuravam novo emprego e os que possuem como habilitação escolar o secundário”.

O desemprego aumentou em todo o país, mas há três zonas mais afetadas, o que estará relacionado com a sua dependência ao turismo: é o caso do Algarve (+74,4%), de Lisboa (+52,9%) e da Madeira (+30,4%).


O desemprego aumentou nos três setores de atividade económica face ao mês homólogo de 2020, com maior expressão no setor dos serviços (mais 43,7%).

Segundo o IEFP, a desagregação deste setor de atividade económica permite observar que as subidas percentuais mais acentuadas, por ordem decrescente, se verificaram nas atividades de alojamento, restauração e similares (com mais 70,6%), seguidas das atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (54,4%) e dos transportes e armazenagem (50,8%).

No setor secundário, destaca-se a subida nos ramos da indústria do couro e dos produtos do couro (mais 46,7%), da fabricação de veículos automóveis, componentes e outros equipamentos de transporte (39,6%).

As ofertas de emprego por satisfazer, no final de fevereiro de 2021, totalizavam 11.714, nos serviços de emprego de todo o país.

Este número corresponde a uma redução anual (de 2.105, menos 15,2%) e a um aumento mensal (de 979, mais 9,1%) das ofertas em ficheiro.

Numa nota enviada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a tutela sinaliza que, segundo os dados do IEFP, mais de 104 mil desempregados estavam em medidas ativas, um aumento de 2,6% face a janeiro e de 28% face ao mês homólogo, fevereiro de 2020.

As entradas no desemprego diminuíram 16,3% em fevereiro face janeiro e caíram 6,8% em comparação com fevereiro de 2020.

[notícia atualizada às 12h37]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+