Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abono de família. Perto de 52 mil crianças deixaram de receber apoio

22 mar, 2021 - 07:18 • Redação

Desde a troika que não havia tão poucos beneficiários. Há dois fatores apontados para a quebra: demografia e dificuldades no acesso ao benefício.

A+ / A-

Desde março de 2020, mês em que a pandemia entrou em Portugal, e até janeiro desde ano, perto de 52 mil crianças e jovens deixaram de receber o abono de família.

Segundo avança o “Jornal de Notícias” nesta segunda-feira, dois fatores podem explicar a quebra: demografia e dificuldades na obtenção do subsídio.

A perda de beneficiários do abono de família surge em dois momentos: primeiro, até ao final de 2020, com quase 32 mil titulares a menos; e depois, já em janeiro de 2021, com um recuo de seis mil crianças e jovens, refere o jornal.

A explicação do Instituto de Segurança Social é que, além de nascerem cada vez menos crianças que poderiam beneficiar do apoio, esta quebra do início do ano é habitual, visto serem aplicados os cálculos das provas de rendimentos.

Mas houve também dificuldades para aceder ao apoio social, devido ao confinamento e a um ano de atendimento apenas por marcação nos serviços públicos.

Estes dois fatores podem explicar o facto de 2020 ser o ano da década com o mais baixo número de titulares. Não havia uma quebra tão grande desde que a troika esteve em Portugal. Isto, num ano em que muitos portugueses ficaram sem rendimento ou viram o seu rendimento diminuir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+