Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EDP. Acordo de não concorrência rende 2,4 milhões de euros a António Mexia até 2023

12 mar, 2021 - 22:37 • Redação

A soma inclui seguro de saúde e seguro de vida. Antigo presidente executivo da elétrica, suspenso de funções, vai receber 800 mil euros anuais. Manso Neto, antigo responsável da EDP Renováveis, igualmente suspenso, assegura remuneração de 560 mil euros por ano.

A+ / A-

António Mexia vai receber 800 mil euros por ano da EDP até 2023, revela a elétrica no seu relatório anual de governo de sociedade relativo a 2020.

Em causa está um acordo de não concorrência assinado entre o ex-presidente executivo e a elétrica nacional.

"Como contrapartida da obrigação de não concorrência, a EDP obrigou-se a pagar ao Dr. António Luís Guerra Nunes Mexia, durante um período de três anos, o montante de 800.000 euros e a manutenção, durante igual período, do pagamento de prémios de seguro de saúde e de seguro de vida, assim como do Seguro de Vida PPR, cujo montante líquido representa 10% da remuneração fixa anual", pode ler-se.

A soma inclui seguro de saúde e seguro de vida num total acumulado que ascende aos 2,4 milhões de euros.

Em 2020 Mexia auferiu 2,37 milhões de euros brutos, dos quais 970 mil euros fixos e o restante de remuneração variável, pelo desempenho em 2019 e como pagamento diferido relativo ao ano 2017.

O ex-administrador João Manso Neto, igualmente suspenso de funções por decisão judicial, também assegurou uma remuneração de 560 mil euros por ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+