Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo “destapa o cobertor às franjas mais vulneráveis da sociedade”

20 fev, 2021 - 23:25 • Cristina Branco , com redação

Economista Susana Peralta considera que o ministro das Finanças "não devia ter poupado dinheiro a comprar computadores para as escolas e a chegar às famílias” durante a pandemia.

A+ / A-

A economista Susana Peralta critica a forma como o ministro das Finanças, João Leão, atuou no apoio às famílias e às empresas durante a pandemia.

Para a professora da Nova SBE, não se poupa dinheiro para comprar computadores para as escolas ou apoiar as famílias mais vulneráveis para, de seguida, decidir endividar-se.

“Nós não podemos estar agarrados ao euro como está o nosso ministro das Finanças, neste momento. Acho que ele não devia ter poupado dinheiro a comprar computadores para as escolas e a chegar às famílias”, disse este sábado Susana Peralta no Fórum Vencer o Futuro, da Juventude Socialista.

A economista identifica “um problema de base num Governo que se diz socialista, mas depois destapa o cobertor às franjas mais vulneráveis da sociedade”.


Susana Peralta, por outro lado, não defende uma opção de “vamos endividar-nos ao máximo” em tempo de pandemia.

Fernando Rocha Andrade foi outro dos convidados do Fórum Vencer o Futuro. O professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra considera que Portugal tem uma falha grave no cumprimento de planos estratégicos, por isso, está pouco otimismo em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência, que vai aplicar os fundos da “bazuca europeia”.

“Não há continuidade nos nossos planos, parece que vivemos por impulsos em que vem este plano, discutimo-lo, é muito interessante, tem objetivos e, depois, se tudo continuar como normalmente, daqui a dois ou três anos, aparece um outro documento muito interessante e já ninguém se lembra deste”, afirma o antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lv
    21 fev, 2021 Lx 10:28
    É o que dá, uma perna mais alta do que a outra, dá uma perna alta!

Destaques V+