Tempo
|
A+ / A-

​Bebida da pandemia. Exportação de vinhos portugueses cresce mais de 3%

17 fev, 2021 - 09:45 • Pedro Filipe Silva , Cristina Nascimento

Brasil foi o país que mais contribuiu para este aumento.

A+ / A-

Veja também:


A contrariar a crise, as exportações de vinhos portugueses voltaram a crescer em 2020 pelo quarto ano consecutivo. Trata-se de um aumento de 3,25%, com um volume de negócios de 846 milhões de euros.

O Brasil foi o país que mais contribuiu para este crescimento. Em declarações à Renascença, o presidente da Vini Portugal, Frederico Falcão, explica que o vinho naquele país é considerado a ”bebida da pandemia”.

“O mercado brasileiro que tem um consumo per capita baixo durante o ano de 2020, o ano da pandemia, consideraram o vinho a bebida da pandemia e começaram a beber muito mais vinho. Refugiaram-se muito mais nos vinhos portugueses, ou seja, no ano de 2020, os nossos vinhos no Brasil cresceram mais do que os seus concorrentes, os vinhos do Chile, da Argentina, de Espanha, de Itália, de França. Nós crescemos mais no Brasil”.

Frederico Falcão destaca que 2020 “foi um ano de retração do comércio mundial de vinho”, mas Portugal “conseguiu, mais uma vez, aumentar as suas exportações”.

“Voltámos a bater os nossos recordes em termos de exportações, subimos em volume e subimos em valor”, sublinha.

Piores notícias chegam do mercado interno que regista uma quebra, até setembro de 2020, de 24,5%.

“Não foram os portugueses que beberam menos, deve-se, sim, à falta de turismo de Portugal”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+