Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Governo espera retomar viagens entre Portugal e Reino Unido "antes do verão”

16 fev, 2021 - 10:01 • Lusa

Calendário foi assumido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros em entrevista a um jornal britânico.

A+ / A-

Veja também:


As restrições às viagens entre Portugal e o Reino Unido deverão ser levantadas antes do verão, mas deverão ser mantidas durante mais algumas semanas, afirmou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros português ao jornal britânico "Daily Telegraph".

Augusto Santos Silva disse que o atual confinamento em Portugal, que determinou o encerramento de escolas, lojas, restaurantes e bares, está a começar a reduzir as taxas de infeção.

"Esperamos que dentro de semanas possamos ultrapassar esta situação e possamos voltar à ligação normal entre o Reino Unido e Portugal", disse, acrescentando que espera "poder restabelecer a ligação antes do verão.”

O ministro considerou também “inútil” a inclusão de Portugal na lista de países de risco cujos viajantes para Inglaterra têm de cumprir uma quarentena de 10 dias num hotel designado pelas autoridades a um custo de 1.750 libras (cerca de 2.000 euros) por pessoa.

“Não é necessário colocar Portugal na lista vermelha deste mês porque o Governo [português] prolongou a proibição de viajar para o estrangeiro”, justificou, alegando não existirem sinais da prevalência de variantes identificadas no Brasil ou África do Sul.

Portugal determinou a interrupção de voos diretos com o Reino Unido a 23 de janeiro, porém, estes já tinham sido suspensos pelo Reino Unido oito dias antes, a 15 de janeiro.

Portugal e Cabo Verde foram incluídos numa lista de outros países, nomeadamente da América do Sul, para travar a importação de casos de uma nova variante do coronavírus identificada no Brasil, país com o qual Portugal tem laços estreitos e ligações aéreas, só interrompidas no final de janeiro.

As viagens entre Portugal e Reino Unido já tinham sido perturbadas antes, quando, pouco antes do Natal, a 20 de dezembro, o Governo Português decretou que apenas os cidadãos nacionais ou estrangeiros residentes podiam entrar no país devido ao risco de uma variante do vírus SARS-CoV-2 identificada em Inglaterra e altamente infecciosa.

Porém, continua a ser possível circular entre os dois países fazendo escala em capitais europeias, como Madrid, Paris ou Dublin, se os passageiros apresentarem uma justificação de viagem, como o regresso à residência ou local de trabalho, bem como testes com resultado negativo feitos até 72 horas antes.

O Reino Unido registou 230 mortes de Covid-19 na segunda-feira, somando 117.396 desde o início da pandemia covid-19, o balanço mais alto na Europa e o quinto a nível mundial, atrás dos Estados Unidos, Índia, Brasil e México.

Em Portugal, morreram 15.411 pessoas dos 787.059 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+