Tempo
|
A+ / A-

Governo prolonga apoio ao setor social até ao fim de junho

09 fev, 2021 - 06:32 • Ana Carrilho

As medidas de apoiosa ao setor social e solidário prolongam-se até ao fim do 1.º semestre. A linha de Apoio às Misericórdias, IPSS e entidades do setor cooperativo tem 165 milhões de euros e três quartos já foram executados. Em contrapartida, não podem despedir trabalhadores ou reduzir-lhes o vencimento. As Brigadas de Intervenção Rápida ganham mais 150 profissionais e passam a 550.

A+ / A-

O Governo aprovou a prorrogação de um conjunto de medidas de apoio ao setor social e solidário, até 30 de junho. A portaria nº28/2021 foi publicada em Diário da República, na segunda-feira.

Entre as medidas, inclui-se a que garante a manutenção da comparticipação financeira da Segurança Social, por referência a fevereiro de 2020. Abrange diversas respostas residenciais, incluindo lares, e outras cuja atividade se encontra suspensa por causa da pandemia de Covid-19 e do estado de emergência.

Mas a portaria é bem clara: essas entidades devem manter todos os seus trabalhadores assim como a totalidade das respetivas retribuições, sob pena de terem de devolver as comparticipações recebidas. E também não podem cessar contratos, ao abrigo das figuras do “despedimento coletivo” ou da “extinção do posto de trabalho”.

Segundo o comunicado do gabinete da ministra Ana Mendes Godinho, nas respostas sociais que estão suspensas e mantêm a comparticipação financeira da Segurança Social, o valor da comparticipação familiar tem de ser reduzido em pelo menos 40%, enquanto se mantiver a suspensão.

Por outro lado, as instituições podem ter uma majoração da comparticipação financeira da Segurança Social quando for necessário garantir a domiciliação dos utentes por força da suspensão das atividades nos centros de dia.

As Brigadas de Intervenção Rápida vão receber mais 150 pessoas, para reforçar o contingente de 400 profissionais que já existia, atingindo os 550 elementos. E segundo o comunicado, estas Brigadas já foram ativadas em 431 situações.

O Programa Adaptar Social +, para a aquisição de equipamentos de proteção individual para o combate à Covid-19, também foi reforçado e prolongado até 30 de junho.

A linha de financiamento ao setor social, com 165 milhões de euros, foi prolongada até ao fim de junho de 2021. Segundo fonte do Ministério do Trabalho e Segurança Social, já foram recebidas 621 candidaturas. 78% deste valor (112 milhões de euros) já foi executado, mas para já, não se sabe se a Linha será reforçada.

A portaria ontem publicada prevê ainda que os estudantes do ensino superior possam ser mobilizados para dar resposta pontual a situações nas estruturas de apoio social e de saúde.

Em relação às instituições, o diploma estipula uma prorrogação do prazo para a prestação de contas anuais até 30 de junho.

Por outro lado, os processos de execução da Autoridade Tributária e da Segurança Social assim como os planos prestacionais por dívidas à Segurança Social ficam suspensos até 31 de março.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+