Tempo
|
A+ / A-

Hotel do dono da TVI põe Douro em risco de perder estatuto de património da humanidade

17 jan, 2021 - 11:38 • Redação

A Comissão Nacional da Unesco (CNU) alerta para os riscos do impato da construção de um empreendimento de seis pisos e 180 quartos.

A+ / A-

O projeto de um hotel do empresário Mário Ferreira, dono da TVI, vai colocar a paisagem do Douro vinhateiro na lista dos bens classificados em perigo, “abrindo caminho para uma futura exclusão da lista de património mundial”. A notícia é avançada este domingo pelo jornal Público.

Segundo o mesmo jornal, a Comissão Nacional da Unesco (CNU) considera que aprovação de um hotel de cinco estrelas no lugar da Rede, concelho de Mesão Frio, é um fator que pode levar a retirada daquela região das que merecem estar na categoria de património mundial.

O ofício com que o embaixador José Moraes Cabral, que preside à CNU, fala do hotel de 180 quartos, como um projecto “fora de escala e significativamente dissonante com a paisagem do Alto Douro Vinhateiro”.

“A intervenção proposta afecta directamente os critérios que serviram de base à conscrição do bem na lista, [pelo que] recomendo que o Estado Parte não conceda a licença ao empreendimento. Também se insta que o Estado Parte se restrinja às recomendações apresentadas na revisão técnica do ICOMOS no que respeita aos projectos futuros”, refere o embaixador Moraes Cabral, na nota publicada pelo Público.

O processo de licenciamento deste projecto começou há já 22 anos, já foi recusado por duas vezes, a última das quais em Abril de 2018. O projeto prevê que num terreno com cerca de 23.100 metros quadrados possa surgir um hotel com uma cércea de 18 metros (seis pisos, dois dos quais abaixo da cota soleira), e que possibilita a construção de um campo de golfe na envolvente.

Ao Público, Mário Ferreira afirma esperar a decisão da Comissão de Avaliação que está a analisar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA). “Quem esperou 22 anos, também espera mais uns dias”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+