Tempo
|
A+ / A-

Há novos preços para 2021. Saiba o que que muda

01 jan, 2021 - 10:59 • Manuela Pires

Rendas e as portagens vão manter-se inalteradas. A eletricidade vai ficar mais barata para quem está no mercado regulado. Nos transportes públicos, os preços não vão aumentar, exceto nas viagens de comboio no alfa pendular.

A+ / A-

Como é tradição todos os anos, novo ano novos preços. Se é verdade que o início de 2021 traz algumas reduções e preços que se mantêm, há alguns aumentos a registar, a começar pelas viagens de comboio, em que o alfa pendular vai subir de preço. A boa notícia é que todos os outros ficam na mesma.

O aumento nos alfa pendulares será de 0,5%, o que, por exemplo, numa viagem de comboio de Lisboa a Braga, se vai traduzir em mais 30 cêntimos na classe conforto e mais 20 cêntimos na turística. É o único aumento este ano, porque os preços dos transportes coletivos de passageiros vão manter-se inalterados.

Na eletricidade, se estiver no mercado regulado, vai pagar menos 0,6%. Esta descida vai beneficiar menos de um milhão de consumidores.

A conta do gás também vai descer, já que as tarifas vão sofrer uma redução de 2,2%.

Quanto à renda da casa, deve ficar tudo como está. O congelamento das rendas era esperado, uma vez que a alteração de preços é ditada pela inflação e o indicador de referência é negativo. O mesmo acontece com o preço das portagens.

Combustíveis e telecomunicações

O preço dos combustíveis não vai descer. O Governo mantém o imposto adicional à taxa de carbono e quem tem carros híbridos vai passar a pagar mais imposto .

Neste ano de confinamento que agora termina, um dos serviços mais usados foi as telecomunicações. E, neste setor, a NOS e a Vodafone vão manter os preços em 2021, enquanto a MEO vai fazer uma atualização do preço base da mensalidade.

Fumar um cigarro vai ficar mais caro este ano. O Orçamento de Estado para 2021 altera a fórmula de cálculo do imposto sobre o tabaco. Assim, um maço de cigarros virá custar cerca de mais 10 cêntimos.

Para os três milhões de utilizadores da aplicação MbWay há uma boa notícia: algumas transferências passam a ser gratuitas e há limitação no pagamento de taxas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+