Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro das Finanças garante que Orçamento para 2021 permite "atravessar o túnel e ver a luz"

30 dez, 2020 - 08:55 • Redação

Presidente da República promulgou Orçamento do Estado mas apontou limitações. Mas João Leão diz que OE inclui medidas que "vão dar um contributo fundamental para uma forte recuperação da economia".

A+ / A-
Ministro das Finanças deixa mensagem de confiança e prevê "forte recuperação" em 2021
Ministro das Finanças deixa mensagem de confiança e prevê "forte recuperação" em 2021

O Ministro das Finanças garante que o Orçamento do Estado para 2021 inclui medidas que vão dar um contributo fundamental para uma recuperação da economia. “Já conseguimos ver a luz ao fundo do túnel, mas ainda o temos de atravessar”, sublinhou João Leão.

Numa nota enviada às redações, o ministro lembra que o documento tem três grandes objetivos a pensar naquilo que o país mais precisa: combater a pandemia, proteger os rendimentos e proteger o emprego e recuperar a economia.

“Este é o bom orçamento. O orçamento de que Portugal precisa para conseguir superar esta crise.”

Ainda assim, admite que a segunda vaga da pandemia está a ser muito intensa, motivo pelo qual antecipa um “inverno bastante exigente”.

Nesta nota, o ministro de Estado e das Finanças diz que as notícias sobre as vacinas permitem antecipar uma evolução favorável da economia.

“O surgimento com sucesso das vacinas para a Covid-19, permite antecipar uma evolução favorável da pandemia ao longo do próximo ano, o que cria as condições para uma forte recuperação da economia em 2021”, prevê.

Esta mensagem surge horas depois do documento ter sido promulgado pelo Presidente da República e das palavras do próprio Marcelo Rebelo de Sousa, que noite de terça-feira na RTP, disse que a sua condição de candidato não o permite dizer tudo o que pensa deste orçamento, deixando algumas criticas implícitas.

O Presidente da República promulgou o OE para 2021 considerando as “complexas condições” da sua elaboração e urgência de entrada em vigor, mas apontou-lhe “limitações a maior ênfase social” ou “não acolhimento” de pretensões empresariais.

Numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a “óbvia importância” de o país ter um Orçamento a 1 de janeiro do próximo ano, “atendendo à urgência do combate à pandemia e seus efeitos comunitários, bem como à adequada receção das ajudas europeias, designadamente, do Plano de Recuperação e Resiliência”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+