Tempo
|
A+ / A-

UE. Fundo de Recuperação só lá para a Primavera

10 dez, 2020 - 09:50 • João Cunha , Marta Grosso

A previsão é da eurodeputada portuguesa Margarida Marques. Em entrevista à Renascença, esta relatora do Parlamento Europeu diz que a cimeira que hoje começa “é de grande responsabilidade”, porque “não há mais tempo de espera”.

A+ / A-

O Fundo de Recuperação Económica da União Europeia só deverá ficar disponível por alturas da Primavera, considera Margarida Marques, relatora do Parlamento Europeu para o Orçamento da UE.

Ao início da tarde desta quinta-feira, arranca o primeiro de dois dias de Conselho Europeu em Bruxelas. No centro das atenções está a forma como os 27 vão desatar o nó à volta do plano de recuperação da economia europeia, que tem sido travado pela Hungria e pela Polónia, mas ontem terá sido desbloqueado num acordo com a Alemanha, que assume a presidência rotativa da União Europeia.

Mas, mesmo que o Fundo de Recuperação seja aprovado nesta cimeira, ainda vai demorar a chegar aos Estados-membros, pois, “para ser constituído, ainda tem de ser ratificado pelos parlamentos nacionais”.

“Penso que na Primavera já estará disponível para que os países possam ter o apoio financeiro necessário para a sua recuperação económica e social”, diz Margarida Marques, em entrevista à Renascença.

O orçamento comunitário, pelo contrário, “estará disponível a partir de 1 de janeiro de 2021” e já prevê para Portugal financiamentos, que vão desde os fundos de coesão aos fundos agrícolas, passando por programas de apoio à proteção do emprego – nomeadamente o SURE, “de que Portugal já beneficia” no que respeita ao lay-off.


O orçamento vai vigorar nos próximos sete anos e inclui o Fundo de Recuperação Económica.

“Acho fundamental que esta cimeira europeia dê o seu acordo ao orçamento plurianual, ao mecanismo de Estado de Direito, criando assim condições para que comece a ser preparado o Fundo de Recuperação”, defende a eurodeputada.

Na opinião desta relatora do Parlamento Europeu, “os atrasos que vivemos até agora são insuportáveis e os cidadãos europeus esperam que a resposta europeia chegue o mais rapidamente possível”.

Por isso, diz, “esta cimeira é de grande responsabilidade. Depois do bloqueio da Hungria e Polónia, não há mais tempo de espera para que a resposta europeia seja aprovada”, reforça.

O Conselho Europeu desta quinta-feira é o último deste ano.

Brexit. “É do interesse de todos que haja acordo”

Nesta entrevista à Renascença, Margarida Marques comentou ainda as negociações com o Reino Unido para uma futura parceria comercial com a União Europeia.

“Hoje estamos numa situação 50%-50%. Van der Leyen [a presidente da Comissão Europeia] foi muito clara para que se terminassem as negociações neste fim-de-semana, mas há diferenças significativas”, começa por comentar.

“Se não houver acoro, o Reino Unido passa a ser um país terceiro e as relações regem-se pelos princípios da Organização Mundial do Comércio. Sendo o Reino Unido um parceiro estratégico da União Europeia e sendo a União Europeia um parceiro estratégico do Reino Unido, todos ganhamos se for possível haver um acordo comercial”, defende.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    10 dez, 2020 Funchal 11:27
    Nada de novo, UE igual a si própria. Anda sempre atrasada e de União tem pouco. Veja-se o que se passa com a Grécia e a Itália. Milhares e milhares de refugiados e os apoios são escassos. Com referendos a UE já tinha acabado. O parlamento europeu e algumas instituições europeias, é só "mamice", como se diz na minha terra.

Destaques V+