Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economista alerta. Se falhar uma "recuperação económica rápida e forte", Portugal pode "ter um problema na banca”

10 dez, 2020 - 16:22 • José Pedro Frazão

Coordenador da área económica da Fundação Francisco Manuel dos Santos diz que uma grande mudança tecnológica está a caminho da Europa e de Portugal e defende que é fundamental que Portugal tenha uma estratégia bem pensada numa reindustrialização europeia que passa muito pelo setor dos serviços.

A+ / A-

É como uma cura que pode levar ao agravamento de uma doença crónica. Fernando Alexandre, professor de Economia da Universidade do Minho, alerta para o impacto das moratórias sobre o balanço dos bancos portugueses já deteriorados ao longo dos anos. O novo vice-presidente do Conselho Económico e Social lembra que Portugal não investiu tanto em termos proporcionais na resposta à pandemia por comparação com outros países europeus e sublinha as recentes previsões da OCDE que estima não apenas uma queda de 8,4% do Produto Interno Bruto e um crescimento de 1,7% e 1,9% em 2021 e 2022.

“Para além do 'layoff ', o mais relevante das medidas tomadas teve a ver com moratórias e com as garantias dadas para o crédito às empresas e às famílias. Isso representa um peso muito elevado no balanço dos bancos e é o terceiro mais elevado da União Europeia. Mais de 20% do crédito das empresas e famílias portuguesas está sob moratória. Isso vai repercutir no balanço dos bancos. E mais uma vez, se não tivermos uma recuperação da economia rápida e forte podemos vir a ter um problema na banca. E o facto de não termos uma partilha de risco entre a banca europeia, com a União Bancária, pode vir a ser um problema “, afirma o também coordenador da área económica da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) no programa “Da Capa à Contracapa” onde debateu as perspectivas económicas para as próximas décadas com o economista Pedro Lains, do Instituto de Ciências Sociais.

Fernando Alexandre considera que há uma grande mudança tecnológica a caminho de Portugal num contexto em que a Europa vai querer manter uma “soberania tecnológica e industrial” e tentar ser líder tecnológica em algumas áreas. O economista considera fundamental que Portugal tenha “capacidade de perceber essas mudanças e se posicionar para as aproveitar” e alerta que o nosso país “não tem muito espaço para falhar outra vez”, face ao contexto de dívida elevada e envelhecimento da população.

O coordenador da área económica da Fundação Francisco Manuel dos Santos considera fulcral que Portugal tenha uma estratégia bem pensada numa mudança que passa pelo sector dos serviços.“ A política de recuperação da Europa vai passar por uma reindustrialização que será diferente, muito imbrincada com serviços e produção de bens intangíveis , como software, design ou patentes”, alerta Alexandre no programa da Renascença em parceria com a FFMS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    10 dez, 2020 Lisboa 18:46
    Não perca o seu tempo: está tudo à espera da Vacina e do regresso dos turistas. É aí que se faz especulação imobiliária e se enchem hotéis, restaurantes, há ruas apinhadas de tuk-tuk e montes de empregos ultra-precários e que com a nova legislação que aí vem, até podem ser pagos abaixo do salário minimo. É isto que o meu Patronato, perdão, o meu povo gosta...

Destaques V+