Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reestruturação da TAP pode precisar de três mil milhões até 2024

09 dez, 2020 - 07:00

O futuro da companhia aérea esteve a ser desenhado pelo Governo. Está previsto o despedimento de 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra, assim como a redução de 25% dos seus salários.

A+ / A-

O plano de reestruturação da TAP foi aprovado em Conselho de Ministros extraordinário esta madrugada. A companhia pode precisar de três mil euros milhões até 2024.

A entrega de um plano de reestruturação foi uma das condições impostas pela Comissão Europeia para autorizar um empréstimo do Estado até aos 1.200 milhões de euros, mas os apoios podem chegar até aos três mil milhões de euros ate 2024 para fazer face às dificuldades na sequência da pandemia.

O plano prevê o despedimento de 500 pilotos e 750 trabalhadores de terra, assim como a redução de 25% dos seus salários, divulgaram os sindicatos que os representam.

O Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apelaram ao Governo que negoceie com Bruxelas o adiamento da apresentação do Plano de Reestruturação da TAP, denunciando que este está baseado em previsões de mercado "completamente desatualizadas".

O grupo parlamentar do PSD informou segunda-feira que foi informado pelo Governo da intenção do Executivo de levar o plano de reestruturação da TAP a debate na Assembleia da República.

Na passada quarta-feira, centenas de trabalhadores da TAP concentraram-se em frente à Assembleia da República, em Lisboa, a pedir diálogo e transparência, no âmbito do processo de reestruturação do grupo.

A iniciativa foi promovida pelo movimento "os números da TAP têm rosto", sem qualquer ligação aos sindicatos que representam os trabalhadores da companhia aérea, na sequência de notícias sobre despedimentos e cortes salariais que têm sido anunciados.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+