Tempo
|
A+ / A-

Metro do Porto vai ter mais sete linhas e 36 estações

09 dez, 2020 - 10:47 • João Cunha

O projeto “vai permitir criar uma rede metropolitana de transportes públicos”, diz o autarca de Gaia à Renascença. Primeira fase já tem luz verde do Governo e de Bruxelas.

A+ / A-

O Governo recebe, nesta quarta-feira, um relatório com base num estudo de viabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sobre o alargamento da rede de metro, que passará a ter mais sete linhas e mais 36 estações.

No total, a expansão da rede de Metro do Porto – que, além da segunda linha de Gaia, terá a Linha da Boavista, a Linha da Maia, Linha de São Mamede, no concelho de Matosinhos, com ligação ao Hospital de São João, a Linha de Gondomar e a Linha Casa da Música – prevê um investimento de aproximadamente 1.300 milhões de euros.

À Renascença, o presidente da Área Metropolitana do Porto e autarca de Gaia explica que da expansão faz parte a segunda linha de Gaia, com atravessamento em ponte até ao Campo Alegre, onde entronca com o comboio. Assim como a viabilização de algumas linhas que já estavam esquecidas, de acordo com o estudo feito pela Faculdade de Engenharia, nuns casos com solução metro, noutros metro e MetroBus, “o que vai permitir criar uma rede metropolitana de transportes públicos”.

MetroBus? Eduardo Vítor Rodrigues explica. “É um canal de via duplicada, no exato modelo do metro exceto a construção ou investimento em catenárias, no carril. Trata-se de um modelo de metro sobre pneus, que permite garantir uma qualidade de ligação de transporte público em zonas onde não seria viável fazer o investimento em metro tradicional”.

Segundo o autarca, a primeira fase do que projeto já foi aprovado pelo Governo português e pela Comissão Europeia.

“Foi entregue em Bruxelas pelo Governo no dia 15 de outubro. É um passo importante, não apenas para fazer financiar a segunda linha de metro de Gaia pelo lado da ‘bazuca’, do Plano de Recuperação e Resiliência – tirando esse investimento do quadro comunitário e, portanto, libertando recursos para outras linhas – mas também porque assumimos o valor contido no PNI [Programa Nacional de Investimento], no valor de 860 milhões de euros, que está afeto expressamente à linha de metro”, aponta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+